Descrição de chapéu mercado de trabalho

Formado, e agora? Como driblar dificuldades para conseguir emprego

Leia a edição da newsletter FolhaCarreiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter FolhaCarreiras desta segunda-feira (27). Quer recebê-la as segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo. ​

‘Estou formado, e agora?’

Pegou o diploma na faculdade e não conseguiu emprego? Você não é o único. Conversamos com especialistas e recém-formados para entender o que está barrando a conquista por um trabalho.

→ Quais são as principais dores desses jovens?

1 - Empresas pedem experiência profissional

É aquele famoso dilema: como ganhar experiência se as empresas não dão oportunidades? Essa é uma das primeiras perguntas que o jovem faz ao ingressar no mercado.

O engenheiro civil Bruno Alencar, 26, está formado desde dezembro de 2021 e ainda não conseguiu uma oportunidade. O motivo? As vagas sempre exigem experiência e, apesar de ele ter feito estágios na faculdade, isso não é o suficiente.

Mas nem tudo está perdido. Qual é o seu storytelling (habilidade de contar histórias)?

Mesmo que você não tenha uma bagagem profissional, procure falar da sua história pessoal. Exemplo: meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade, então fui atrás de uma bolsa de estudos, diz Tays Mazepa, gestora da Jornada para o futuro, do Grupo Cia de Talentos, que ajuda jovens a se prepararem para o mercado de trabalho.

Ilustração de jovem com beca de formatura na beira de um penhasco. Está parada com o diploma na mão, olhando pra cima onde há uma placa apontado para frente, em direção ao abismo.
Catarina Pignato

2 - Falta de oportunidade de emprego na área de atuação

Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios, empresa de recrutamento e seleção, aponta essa dificuldade. De acordo com o estudo realizado com 8.465 jovens que se formaram em 2019 e 2020, apenas 14,87% conseguiram trabalho na sua área de atuação.

A enfermeira Gabrielle Silva, 21, que se graduou em dezembro de 2021, conta que, devido a dificuldade de encontrar um emprego na saúde, já pensou em mudar de carreira para trabalhar com logística na posição de auxiliar administrativa.

Uma estratégia que os jovens recém-formados estão adotando para tentar driblar essa situação é se inscrever em programas de trainee, que geralmente exigem candidatos com até dois anos de formação, diz Jéssica Gondim, gerente de projetos na Companhia de Estágios, empresa especializada em recrutamento de estagiários e trainees.

3 - Pandemia

Os reflexos da pandemia também respingaram nos recém-formados.

As faixas etárias que incluem os jovens são as com maiores taxas de desemprego no país, segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro trimestre de 2022, os grupos de 14 a 17 anos lideram o desemprego com 36,45%, seguido pelos jovens de 18 a 24 anos com 22,8%.

As áreas que exigem experiência em conhecimentos técnicos e práticos foram as mais afetadas, como saúde e engenharia, afirma Gondim.

Gabrielle conta que pensou em trancar a graduação por ter perdido muitas aulas práticas no curso de enfermagem e não ter conseguido estágio nesse setor por conta do isolamento social.

4 - Alta concorrência

Já participou de uma vaga e bateu aquele desespero ao ver a quantidade de inscritos?

A publicitária Fernanda Prado, 22, está a procura de emprego desde que se formou em dezembro de 2021. Ela diz que o mercado da sua área está tão competitivo que precisa buscar cursos completamentes para se destacar entre os concorrentes.

Fernanda relata que, ao procurar trabalho no LinkedIn já percebe a concorrência: por exemplo, uma vaga está disponível há duas horas e já tem 500 candidaturas.

"Por este motivo, é fundamental pesquisar sobre demanda de mercado, média salarial, capacitações extras e habilidades requeridas da área de atuação a fim de obter diferencial competitivo mediante a crescente concorrência por oportunidades", diz Aline Sousa, especialista em recrutamento e seleção.

E o que os jovens estão priorizando nessa busca?

  • Empresas que ofereçam qualidade de vida para que eles possam equilibrar a vida pessoal com o trabalho;
  • O quanto a companhia pode ajudar no desenvolvmento e crescimento profissional;
  • Modelo de trabalho flexível que combine atuação em casa e no escritório;
  • Ter identificação e estar alinhado com os valores da organização.

Onde procurar emprego? Separamos uma lista de plataformas gratuitas que podem te ajudar:

→ Na seção Pergunte ao Recrutador, veja mais dicas. Dá um scroll.


Pergunte ao Recrutador

Especialista responde dúvidas sobre processo seletivo e busca por emprego

aline sousa - news carreiras
Aline Sousa, especialista em recrutamento e seleção - Arquivo pessoal

Seguem algumas dicas que podem ajudar o jovem recém-formado na faculdade a encontrar emprego:

1- Observe os descritivos da vaga

A partir dessa observação, é possível reunir os requisitos mais solicitados de acordo com o objetivo pleiteado para poder ir em busca de desenvolvimento e capacitações específicas.

2- Elabore um currículo estratégico

Com a estratégia do item anterior, é possível construir um documento direcionado e com as palavras-chave mais recorrentes da área de atuação, ficando mais simples se candidatar às vagas que tenham identificação com seu perfil.

3- Estreite seu networking

Na busca por um emprego, é essencial acionar os possíveis contatos potenciais que podem auxiliar de alguma forma. Podem ser professores, colegas ou gestores que teve nos estágios, por exemplo. Mantenha essas conexões ativas e se mostre disponível.

4- Busque redes de relacionamento profissional

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Nessa plataforma é possível encontrar pessoas da mesma área, olhar as vagas existentes, compartilhar conhecimento e aprender. Portanto, faça seu perfil e explore sem moderação. Além dessa plataforma, existe o Peixe 30, outra rede profissional, em que é possível fazer vídeos de até 30 segundos, funcionando como um pitch (técnica de apresenção direta e curta) de venda da marca pessoal.


Não fique sem saber

Ex-ministro da educação Milton Ribeiro e pastores ligados a Bolsonaro foram presos pela Polícia Federa. A prisão ocorreu na quarta-feira (22). Além deles, mais pessoas foram detidas, como Luciano de Freitas Musse, advogado e ex-assessor do MEC, e Helder Bartolomeu, ex-assessor da Prefeitura de Goiânia.

Ouça no podcast Café da Manhã o que se sabe sobre a investigação e quais os impactos dela no governo.

Entenda o caso Milton Ribeiro, os áudios e as suspeitas de interferência de Bolsonaro​.

Depois de 49 anos, a Suprema Corte dos Estados Unidos tirou o direito constitucional ao aborto. Embora a mudança não proíba a prática, a legalização ficará sob responsabilidade de cada estado.

Veja no levantamento da Folha: a cada aborto legal no Brasil, 11 meninas são internadas por interrupções de gravidez provocadas ou espontâneas.

Ouça no podcast Café da Manhã quais são os impactos da queda do direito ao aborto nos Estados Unidos.

Encontre sua vaga

Veja oportunidades de emprego para estágio, trainee ou efetivo aqui

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.