Descrição de chapéu mercado de trabalho

Como pedir e dar feedback no estágio

Entenda a importância dessa avaliação para profissionais em início de carreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter FolhaCarreiras desta segunda-feira (25). Quer recebê-la as segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo. ​

Como pedir feedback no trabalho?

Será que você está preparado para receber um feedback sobre o seu trabalho? Se sim, 50% do caminho está concluído. Agora como fazer esse pedido?

Por que o feedback é importante? Principalmente, para aqueles que estão em início de carreira pode ser fundamental para dar um direcionamento de quais pontos ele precisa melhorar, diz Eduardo Felix, especialista em recursos humanos, carreiras e recolocação.

Mulher olha para fundo preto onde há várias bocas fazendo expressões diferentes
Catarina Pignato

Como solicitar e para quem? Pode ser por email ou numa reunião. O pedido deve ser feito para pessoas que trabalham diretamente com você, seu gestor ou outro colaborador.

↪ Você também pode pedir a cada três meses ou no final do seu estágio. O importante é lembrar que seu gestor precisa de um tempo para te avaliar, então cuidado ao querer feedback com uma semana de trabalho, pode ser que você não receba uma avaliação completa.

Exemplo de como fazer o pedido no final do estágio:

"Olá, tudo bem? Escrevo para pedir um feedback sobre esse período que trabalhei contigo. Estou finalizando o meu estágio e quero saber o que posso melhorar para uma nova oportunidade".

Dica bônus: a pessoa quando faz o estágio espera ser promovida, por isso pedir um retorno no meio ou no final desse período serve para mostrar ao gestor você está aberto a críticas e busca evolução. Isso pode ajudar como um ponto de análise caso uma vaga seja aberta, afirma Amanda Adami, gerente de operações na Robert Half, consultoria especializada em recrutamento e seleção.

Saiba direcionar o tipo de feedback que você deseja receber:

  1. Comportamental: você pode solicitar habilidades que precisa melhorar ou desenvolver no trabalho.
  2. Técnico: quais dificuldades o gestor notou que você teve para trabalhar com determinada ferramenta. Ele pode, por exemplo, identificar que você precisa melhorar no uso de um software ou sistema.
  3. Carreira: funciona como uma espécie de mentoria com seu gestor. É importante ser claro no questionamento para ir atrás dos pontos que são essenciais para conseguir melhorar no trabalho.

Às vezes, o mais difícil não é pedir o feedback, mas saber ouvi-lo. Então, como reagir?

  • Seja aberto, escute e não julgue;
  • Não conseguiu entender o feedback? Peça situações que exemplifiquem o que a pessoa está te dizendo;
  • Cuidado para não ficar na defensiva;
  • Evite ficar se justificando, seja menos reativo;
  • Fique atento com sua postura, se mostre aberto para gerar confiança e deixar a pessoa confortável para te dar o feedback;
  • Não interrompa a pessoa que está falando;
  • Lembre-se de anotar o feedback e depois use como uma forma de autorreflexão para ver quais aspectos é preciso desenvolver, diz Felix.


Os papéis se inverteram. 'O gestor que me pediu um feedback sobre a liderança dele, e agora?'

Comece pelos pontos positivos, as pessoas são mais abertas quando o primeiro retorno é positivo. Cite alguma coisa boa que aprendeu com ele. Se quiser fazer uma crítica construtiva, mostre como você se sentiu e não aponte o dedo para o que você acha que o gestor fez. ​

Tem gente que busca até curso. A Carolina Oliveira, 28, é analista de experiência do cliente, e fez um curso sobre como pedir feedback no trabalho para evoluir na carreira pela plataforma LinkedIn Learning.

↪ Ela conta que escolheu o tema porque quer transitar de carreiras e ir para área de design. Ter um retorno pode ajudá-la a identificar pontos que precisa melhorar e a se sentir mais segura sobre qual caminho seguir.


Pergunte ao recrutador

Especialista responde dúvidas sobre processo seletivo e busca por emprego

Thomás Della Torre - news carreiras
Thomás Della Torre, especialista em seleção e recrutamento, também é fundador e CEO da BLUE, consultoria que conduz processos seletivos para empresas nacionais e multinacionais - Divulgação

Fui reprovado no processo seletivo, como posso pedir um feedback?

"No momento em que o estagiário recebe o "você não foi aprovado no processo seletivo" é importante respirar fundo e pensar nos próximos processos que irá participar. No entanto, não adianta repetir os mesmos erros dos processos seletivos anteriores e achar que será aprovado futuramente.

Pergunte ao recrutador de maneira direta "poderia me ajudar dizendo onde foi que eu errei e onde posso melhorar?". Questione se ele tem alguma recomendação para te fazer em relação ao seu currículo, eventuais testes que você tenha realizado e até sobre sua postura na entrevista ou dinâmica de grupo. Mostre para ele que suas dúvidas visam aperfeiçoamento. Isso certamente irá causar uma boa impressão (e quem sabe o recrutador te convide para futuros processos seletivos ou te indique para outros profissionais).

O mais importante: analise o feedback atentamente e procure aperfeiçoar os pontos mencionados pelo recrutador. Assim, você aumenta suas chances de receber o tão sonhado "parabéns, você foi aprovado" nos futuros processos seletivos que participar!"


Não fique sem saber

Explicamos dois assuntos do noticiário para você.

Entenda a onda de calor nos países europeus. A ONU chama essa crise do clima de "suicídio coletivo".

  • Opinião: Em seu editorial, texto que expressa o que a Folha pensa sobre determinado assunto, o jornal fala sobre essa crise do clima: Depois de atingir a Ásia, mudança climática deflagra onda mortal e precoce na Europa.

Ouça no podcast Café da Manhã o por que as cidades europeias ardem em nova onda de calor.

Já pode pedir música no Fantástico? Bolsonaro repetiu acusações sobre as urnas eletrônicas, fez novas ameaças golpistas e atacou os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em fala a embaixadores.

Leia: Fala a embaixadores provoca enxurrada de reveses a Bolsonaro

Encontre sua vaga ->​ Veja oportunidades de emprego para estágio, trainee ou efetivo aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.