Descrição de chapéu mercado de trabalho

Ganhar bem ou fazer o que gosta? Saiba como escolher sua carreira

Desenhar um plano de ação alinhando suas expectativas é o primeiro passo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter Folha Carreiras desta segunda-feira (8). Quer recebê-la às segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo. ​

A carreira dos sonhos dos jovens

Uma carreira dos sonhos é ter aquela profissão que paga bem ou é fazer aquilo que você gosta? Vamos desvendar esse mistério na newsletter de hoje.

Mulher em pé na frente de um portal de luz olha para a claridade enquanto flores neon num fundo escuro sobem ao topo, circundando o portal
Catarina Pignato

Trago de início uma pesquisa do Datafolha de julho de 2022 que questionou jovens de 15 a 29 sobre seus maiores sonhos. As respostas mais comuns? Veja:

  • 20% - ter estabilidade financeira/ficar rico;
  • 16% - ter casa própria;
  • 15% - ter um bom emprego;
  • 12% - ter uma profissão

Pois é, até aí parece que a questão financeira tem peso maior nos sonhos dessa geração. Mas, focando em carreiras, o que podemos analisar?

A pesquisa Carreira dos Sonhos da Cia de Talentos, de junho de 2022, perguntou para jovens de 17 a 26 anos de todo o território nacional qual a empresa em que gostariam de trabalhar. Vamos ao ranking:

  1. Google
  2. Ambev
  3. Globo
  4. Bradesco
  5. Itaú
  6. Vale
  7. Nu Bank
  8. Amazon
  9. Nestlé
  10. Microsoft

E por qual motivo escolheram essas companhias? O que elas têm em comum?

Desenvolvimento: o jovem quer estar numa organização que o expõe a novos conhecimentos e desafios. "[Esse motivo] também conversa com estabilidade financeira porque a partir do momento que há esse equilíbrio significa que estou o tempo inteiro me preparando e pronto para atuar com os desafios do presente e do futuro", diz Danilca Galdini, responsável pelo estudo e sócia do grupo Cia de Talentos;

Fazer o que gosta: atuar em algo relacionado aos seus valores e propósitos;

Boa imagem: o jovem enxerga a companhia como um lugar sólido e confiável, que está muito ligado à reputação da marca;

Segmento de atuação: aquela área que te faz ter curiosidade em trabalhar;

Inovação: a forma como a empresa vai estimular a novas situações em que seus colaboradores precisam aprender com projetos inovadores.

Mas e o salário? "Quando a gente fala em empresa dos sonhos, a remuneração é o básico, não é um diferencial, toda empresa precisa ter uma boa remuneração", afirma Galdini.

As empresas estão atentas a essas demandas da geração? A KPMG, multinacional que atua nas áreas de auditoria e de consultoria, tem o programa Summer Job, que seleciona estudantes de graduação para participar de uma imersão nos meses de janeiro e julho, geralmente período de férias.

↪ A iniciativa promove treinamentos, mentorias e aprimoram as habilidades técnicas que conversam com esses pilares de desenvolvimento e inovação. Aqueles que se destacarem no programa poderão ter oportunidades de trabalho na companhia.

Para Luciene Magalhães, líder de capital humano da KPMG no Brasil, essa iniciativa é importante para atrair mais jovens para a organização, além de colocá-los a par da cultura da empresa.

↪ Outro programa é o Associate, em que participam profissionais em início de carreira, mas que tenham cerca de dois a três anos de experiência profissional.

  • Magalhães diz que nessa iniciativa o jovem é preparado para alcançar o nível gerencial (posições responsáveis pela administração da empresa) e vai acessar projetos para ajudá-lo em seu crescimento e desenvolvimento acelerado dentro da companhia.

'Como saber qual é minha carreira dos sonhos?' Vamos às dicas:

  • "O jovem precisa compreender que a carreira é feita de muitas etapas, as escolhas inicias são importantes, mas não são definitivas", diz Yolanda Brandão, diretora de treinamento no Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, empresa de recrutamento e seleção.
    • Isto é, não é porque a sua primeira escolha de faculdade deu errado, por exemplo, que tudo está acabado.
  • Desenhe e trace um plano de ações alinhando suas expectativas de remuneração e aquilo que gosta de fazer. Não precisa ter que escolher entre ganhar bem e fazer aquilo que gosta, tente encontrar um equilíbrio.
  • Pense no agora. Exemplo: seu sonho é fazer medicina. Quais recursos precisam ter? Como é possível obtê-los?
  • Para Lilian Cidreira, CEO na Future Minds, consultoria especializada em carreira, liderança e inteligência emocional, o grande ponto que falta nos jovens é avaliar a carreira a longo prazo.
    • Ela diz que é preciso se questionar: "daqui a 10 anos como você quer se ver? Como quer ter contribuído? O que você acha que vai te fazer acordar numa segunda-feira e ir trabalhar?".
  • Converse com profissionais da área que você goste e procure entender a rotina de trabalho.

Ainda na indecisão? Na seção Vida de Estagiário, profissionais contam como fizeram essa escolha. Dá um scroll!


Vida de estagiário

Profissionais contam e dão dicas de como escolheram sua carreira dos sonhos

Valentina Rosito - news de carreiras
Valentina Rosito, 20, estagiária na área de aviação na /asbz, escritório de advocacia, e estudante de direito - Divulgação

"Na minha vida, a escolha da carreira dos meus sonhos foi uma espécie de tiro no escuro e que, por sorte, deu muito certo. Assim que eu saí da escola ingressei em letras, mas, em virtude da distância e do fato de eu não conhecer o curso, acabei saindo após um semestre. Depois, por influência natural da vida porque minha mãe sempre comentou sobre, ingressei no curso de direito na PUC-SP. Minha decisão não foi muito diferente da primeira, mas, dessa vez, calhou na escolha da carreira dos meus sonhos.

Acho que o principal ponto para mim foi compreender que às vezes é necessário tomar riscos, porque pode ser que a nossa primeira não precisa ser definitiva. A possibilidade de atuação no mercado de forma mais versátil e dinâmica, desde escritórios, empresas a carreiras públicas, me influenciou. Minha personalidade também foi um fator, porque estou em uma área em que comunicação (escrita e falada) é a chave e tenho predisposição em defender aquilo que acredito."

Natali Inácio Neves - news carreiras
Natali Neves, 23, estagiária na área de direito tributário na Mattos Filho, escritório de advocacia - Divulgação

"No ensino médio, eu gostava de praticamente todas as matérias, logo tive uma certa dificuldade em saber qual seria a minha carreira dos sonhos. Para tomar a decisão, eu frequentei feiras estudantis em algumas universidades, conversei com alunos, professores e profissionais de diferentes áreas, fiz um teste de personalidade e pesquisei sobre o mercado de trabalho. Ao final, cheguei em três cursos que eu tinha maior inclinação e elaborei uma lista de prós e contras para cada um. Eu escolhi o curso de direito, me preparei muito para prestar o Enem na expectativa de entrar em uma boa universidade e consegui. Sou bolsista do Prouni (Programa Universidade Para Todos) no Mackenzie".

Vagner Garcia - news carreiras
Vagner Garcia, 24, estagiário na área de gerenciamento de projeto na Ball, empresa de embalagens sustentáveis de alumínio, e graduando em engenharia de produção - Divulgação

"Procure algo que faça sentido e que você goste de fazer. Em seguida, planeje e crie suas estratégias para chegar no objetivo, execute o que planejou se qualificando (resiliência se faz muito presente nesse momento) e em hipótese alguma desista de seus sonhos. Se for necessário, faça um novo planejamento, mas nunca desista. E por último, converse com os mais velhos (o famoso networking). Lembre-se de que a vida não nos dá um manual de instruções para vivermos, mas temos pessoas mais velhas que já passaram por situações semelhantes e que podem nos ajudar, então... escute mais".


Não fique sem saber

Explicamos dois assuntos do noticiário para você

O que é essa tal carta da democracia da qual todo mundo está falando?

  • E quem está assinando? Ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) como Celso de Mello e Marco Aurélio Mello, ex-prefeito e pré-candidato do PT ao Governo de São Paulo; Fernando Haddad; além dos cantores Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil.
    • A lista completa pode ser vista no arquivo publicado pela Faculdade de Direito da USP.
  • Análise: Carta pela democracia segue 'manual' de ação contra escalada golpista, escreve o repórter Uirá Machado em análise publicada na Folha.


Leia mais: O que é a carta pela democracia da USP e o que Lula e Bolsonaro disseram sobre ela.

Ouça no podcast Café da Manhã o peso dos empresários que assinaram o documento.

Visita de Nancy Pelosi a Taiwan gera climão entre China e EUA

  • Mas quem é Nancy Pelosi? A democrata é presidente da Câmara dos Representantes nos EUA desde 2019. Ela já ocupou essa posição em 2007 no governo de George W. Bush e foi a primeira mulher a chegar ao posto.
  • A tensão entre EUA e China: a mera possibilidade de Pelosi visitar Taiwan já havia rendido um telefonema entre os líderes Joe Biden e Xi Jinping. Na conversa, que durou 20 minutos, o presidente chinês disse para EUA não brincarem com fogo, pois via a viagem como uma provocação.
  • O que Taiwan tem a ver com isso? Com 23 milhões de habitantes, a região se considera independente. Pequim, todavia, não vê desse modo e classifica a ilha como uma província separatista rebelde que deve ser recuperada.
  • Qual o motivo da visita? A deputada democrata explicou os motivos em um ensaio publicado no jornal Washington Post. Ela disse que os americanos devem se lembrar da "promessa solene em apoiar a defesa de Taiwan" e "considerar quaisquer esforços para determinar o futuro da ilha por outros meios que não pacíficos como uma ameaça à paz e à segurança regional no Pacífico".
  • Opinião: Viagem de Pelosi expõe absurdos da relação entre EUA e China sobre Taiwan, escreve o colunista da Folha Ian Bremmer.


Ouça no podcast Café da Manhã o risco de uma guerra entre China e EUA.
China reage a Nancy Pelosi em Taiwan; entenda os desdobramentos.

Encontre sua vaga ->​ Veja oportunidades de emprego para estágio, trainee ou efetivo aqui. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.