Descrição de chapéu mercado de trabalho

Práticas em ESG vão além de meio ambiente; saiba como trabalhar na área

Ter um perfil analítico e boa comunicação são algumas das habilidades requisitadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter Folha Carreiras desta segunda-feira (19). Quer recebê-la às segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo.

Como desenvolver carreira em ESG

Já falamos na newsletter sobre como trabalhar com economia criativa, e nesta edição, vamos fazer algo parecido, só que desta vez sobre como desenvolver carreira em ESG.

Começando pelo básico: o que é ESG? É uma sigla em inglês –Environmental, Social and corporate Governance– que significa melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Trata-se de como a empresa vai trabalhar esses aspectos em torno dos seus negócios.

↪ Dá um scroll para ver alguns exemplos no final desta seção. Gostou do tema? Veja as últimas notícias sobre ESG publicadas na Folha.

Trabalhar com ESG vai além de lidar com questões sobre meio ambiente - Adobe Stock

Como se tornar um profissional desse ramo? Spoiler: não é preciso ter formação em áreas relacionadas com o meio ambiente. Há profissionais de diferentes segmentos, como de recursos humanos ou do jurídico, atuando no ramo. Na seção Dia a dia do profissional em ESG, trago um exemplo.

↪ Nelmara Arbex, sócia e líder de ESG da consultoria KPMG, diz que o primeiro passo para entrar nesse universo profissional é procurar ler relatórios de sustentabilidade das empresas e entender como, na prática, é possível medir, discutir e entender os indicadores e metas da organização com o tema.

↪ E mais, nesse documento, você pode analisar se a liderança está comprometida, quais temas aborda, como planeja lidar com esses assuntos, quais contribuições faz para a sociedade e o que pretende entregar.

E quais são as oportunidades dentro desse mercado? Segundo Ana Carla Guimarães, diretora de negócios da Robert Half, consultoria especializada em recrutamento e seleção, há desde cargos de analista, que identifica o que a empresa precisa para desenvolver o ESG, à cargos de especialistas, profissionais que já possuem um conhecimento sobre as práticas que o mercado adota. Além disso, há posições executivas, como diretores ou gerentes.

Habilidades requisitadas:

  • Estar interessado em fazer conexões. Segundo Arbex, a palavra-chave do ESG é entender as dependências entre as diversas áreas e como relacionar questões ambientais com temas que afetam a sociedade e os negócios;
  • Ser analítico. É preciso ter respaldo de estudo e conhecimento, além de ser uma pessoa curiosa com capacidade de resolver problemas de alta complexidade;
  • Boa comunicação. Arbex afirma que grande parte da agenda ESG está relacionada com a capacidade de se comunicar internamente e externamente, já que, além do contato com a empresa, o profissional também lida com diversos grupos externos à ela.
  • Não é uma habilidade, mas gostar do tema também conta. Para Luís Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário, é preciso estar disposto a impactar positivamente a vida das pessoas, do meio ambiente e da sociedade em geral.

Há muitas vagas, mas poucos profissionais especializados em ESG.

O motivo?

  • Arbex diz que a procura por profissionais de ESG é crescente. Vale lembrar que as questões sociais e éticas sempre afetaram os negócios, e as empresas precisam se preparar considerando esses impactos ou mudanças para que a organização continue existindo.
  • Para Guimarães, o motivo da falta de trabalhadores no setor é por ser um tema novo. Logo, todas as áreas ainda precisam encontrar quais são as habilidades necessárias para o profissional.
    • Por ser algo recente, não há tantas especializações. Exemplo: é possível ter uma pessoa com capacidade em identificar um novo produto de fundos de investimento sustentável para um grande grupo econômico. Não necessariamente, essa pessoa é formada em ESG, ela pode ter formação em economia ou estatística.


↪ A busca é por candidatos com conhecimentos específicos –como saber analisar o impacto climático em investimentos de bancos– ou genéricos –que saibam avaliar os riscos relacionados a questões éticas e sociais da empresa, por exemplo.

↪ Um estudo da CFA Institute analisou 1 milhão de perfis no LinkedIn e apenas 1% deles tinha qualificação em ESG.

Por trás da rotina empresarial. Conversei com organizações que trabalham ESG como uma área profissional, para além da conscientização. Trago dois exemplos: uma empresa totalmente centrada no segmento, e outra que possui uma área dedicada ao tema. Segue o fio:

  • Abundance Brasil, companhia focada em restauração ambiental e evolução ESG.

A empresa está com vagas abertas para estágio em diferentes áreas. Como elas se relacionam com ESG?

↪ Sucesso do cliente: o contratado ficará encarregado de entender as demandas do cliente e como ele pode atuar nas pautas ligadas ao ESG.

↪ Gestão de comunidade: responsável por direcionar as discussões da Abudance Tribe (tribo da abundância), uma comunidade da companhia que fala sobre temas de ESG, atividades sustentáveis e qualidade de vida.

↪ Vendas: "[Como fazer uma] venda empática que não fique só empurrando um produto para as pessoas e que entenda a dor dos clientes. Além de conseguir vender um produto que gere valor", diz Pedro Miranda, CEO e cofundador da Abundance Brasil.

  • Grupo Boticário. Na Diretoria de ESG da companhia, há equipes especializadas em diversidade e inclusão, impacto ambiental e social.

Quais os tipos de profissionais desse segmento?

"Os profissionais da área de ESG possuem formações diversificadas e não há um pré-requisito para ingressar nesse mercado. Na empresa, temos times multidisciplinares, das humanas às exatas, atuando em sintonia nas frentes de ESG", diz Meyer.

↪ Algumas dessas funções incluem preparação e avaliação dos relatórios e indicadores relacionados à temática, e auxílio em estratégias para desenvolver produtos e serviços com o menor impacto no meio ambiente e sociedade.


Dia a dia do profissional em ESG

Saiba como é a rotina de quem atua nessa área

Marjorie - news carreiras
Marjorie Teixeira, diretora sênior de comunicação e ESG na P&G Brasil e América Latina. Ela é formada em comunicação com ênfase em marketing pela ESPM e tem MBA pela IESE Business School - Divulgação

Rotina: Marjorie conta que seu dia a dia é sobre escutar sua equipe. Ela costuma se perguntar: 'o que vou ouvir de diferente essa semana?' ou 'qual leitura vou fazer disso?'. O estudo também é algo constante, principalmente em assuntos relacionados a ESG e negócios. "Compreendo que as transformações precisam vir da companhia, por isso acabei de fazer um curso para analisar pensamentos estratégicos, liderança e como provocar no time um pensamento diverso", afirma.

Marjorie dá o exemplo da Cria da Quebrada, parceria entre as empresas P&G, Grey Brasil, e as instituições Universidade Zumbi dos Palmares e M.Ad School of Ideas para inserir profissionais negros no mercado publicitário. Ela diz que, quando estabelece um projeto como esse, traça um planejamento de quais pessoas precisam encontrar para contribuir com a iniciativa e como articular para que possa ter diversos pontos de vista. Também cita a importância de avaliar os resultados e as contribuições desses projetos para a companhia.

Dica para quem deseja trabalhar com ESG: Esteja disposto a aprender, escutar e seja empático com os profissionais do ramo. Lembre-se: ESG é uma área de colaboração e horizontal.


Não fique sem saber

Explicamos dois assuntos do noticiário para você

A duas semanas das eleições, casos de violência política marcam a disputa

Relembre os casos de ameaças, ataques e tensão:

  • Foz do Iguaçu (PR), 9 de julho: O policial penal bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho matou a tiros o guarda municipal Marcelo de Arruda, que comemorava seu aniversário com uma festa temática do PT.
  • São Gonçalo (RJ), 9 de setembro: O bolsonarista Rodrigo Duarte, candidato a vereador pelo PRTB em 2020, provocou petistas antes de evento com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio de Janeiro e deixou o local sangrando após ataques recebidos pelas pessoas que aguardavam o ato.
  • Opinião: Por que pessoas aparentemente normais cometem crimes políticos horríveis?, escreve o colunista da Folha Álvaro Machado Dias.

Quem lidera a disputa pelos governos de SP, MG, RJ e BH?

O que diz a pesquisa Datafolha, realizada de terça-feira (13) a quinta (15), sobre os candidatos aos governos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia? Segue o fio:

O que a Folha pensa: em seu editorial, jornal escreve sobre o avanço de Haddad na disputa pelo governo de São Paulo.

Falamos sobre candidatos a governador, mas você já sabe em quem vai votar para representante na Câmara dos Deputados e no Senado?

  • Se você é de São Paulo, o Match Eleitoral te ajuda nisso. A ferramenta da Folha indica os candidatos com os quais o leitor "dá match", ou seja, tem mais identificação. Clique aqui e faça o teste.

Encontre sua vaga -> Veja oportunidades de emprego para estágio, trainee ou efetivo aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.