Publicidade

itaim e vila olímpia

Na Vila Olímpia, 'Vale do Silício' paulistano, jovem quer praticidade

A Vila Olímpia caminha para se tornar uma espécie de Vale do Silício paulistano.

A região abriga desde grandes empresas de tecnologia, como Google, Facebook e Twitter, até iniciativas de novos empreendedores digitais, como as start-ups sediadas no Cubo, incubadora do Itaú inaugurada em 2015.

A concentração de empresas de tecnologia reforçou o perfil de imóveis compactos da região, mas levou também a novas demandas para os construtores, como prédios com mais áreas compartilhadas e opções de serviços.

"O morador da Vila Olímpia é um jovem que valoriza a simplicidade e o bem-estar. Ele não quer ter empregada, mas quer mais praticidade", afirma Frankel.

Das 878 unidades lançadas entre 2014 e 2016 no bairro, 35% tinham um quarto, e a maioria possui de 41 m² a 50 m², de acordo com dados do VivaReal-Geoimovel.

COLEGAS

A Dreampass, um marketplace (site que vende produtos de várias empresas) de viagens de aventura, trocou a Vila Madalena, na zona oeste da capital, pela Vila Olímpia em 2009. "Muitos dos nossos clientes já estavam por aqui, e o Cubo ajudou a atrair mais empreendedores. Você anda na rua e cruza com colegas", afirma Fernando Barros, 38, fundador da start-up.

Essa proximidade é importante para a cooperação e crescimento das empresas, aponta Vinck de Bragança, gerente de marketing da ABStartups (Associação Brasileira de Start-ups), também sediada no Cubo. "Os empreendedores têm maturidade para saber que não estão competindo entre si, mas sim se fortalecendo em busca de melhorias tecnológicas, econômicas e políticas para a sociedade", diz.

Para Vinck, a concentração de empresas na Vila Olímpia e arredores foi natural. "Muitas fugiram da aglomeração do centro e perceberam que aqui era possível ficar perto de áreas residenciais."

Isso porque o bairro já passava por transformações com a Operação Urbana Faria Lima, que atraiu escritórios corporativos e, em um segundo momento, edifícios residenciais com um dormitório, desenhados para executivos.

Na mesma época, vieram outras novidades, como a instituição de ensino superior Insper, a reabertura do parque do Povo e o shopping Vila Olímpia. "Foi quase uma fusão nuclear que criou esse centro que mescla tecnologia, moradia, educação, lazer e serviços", diz Alexandre Lafer Frankel, CEO da construtora Vitacon, que tem mais de 20 projetos no bairro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade