Publicidade

itaim e vila olímpia

Itaim e Vila Olímpia despontam como novo polo teatral da cidade

Antiga frequentadora da praça Roosevelt e do Bexiga (região central de São Paulo), a publicitária Ana Clara Salles, 30, mudou o itinerário para assistir a novos espetáculos. Em busca de praticidade e de segurança, a moradora da zona sul tem ido a teatros no Itaim e na Vila Olímpia.

"Não deixei de ir ao centro, mas vi que tenho opções perto de casa", disse, depois de assistir à peça "Terça Insana", no Theatro Net SP, dentro do shopping Vila Olímpia.

Bruno Santos/Folhapress
O Teatro Décio de Almeida Prado no Itaim Bibi, em São Paulo
O Teatro Décio de Almeida Prado no Itaim Bibi, em São Paulo

Com duas grandes casas dentro de shoppings, três teatros de médio porte e uma escola de atuação, a região do Itaim e da Vila Olímpia desponta como um novo polo teatral da cidade.

Para Analy Alvarez, presidente da Apetesp (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo), a falta de espaço é um dos motivos que levaram os teatros para esses bairros.

"No Bexiga os teatros são, em sua maioria, pequenos e independentes. Por falta de espaço é mais difícil construir um grande teatro, desses que atraem megaproduções", afirma. Ela também elenca fatores como a "degradação do centro" para a mudança. "As calçadas estão esburacadas, e a mendicância, altíssima", reclama Alvarez.

A lei que obriga todo novo shopping com mais de 30 mil metros quadrados a ter um teatro e um cinema com mais de 250 lugares também impulsionou o surgimento de novas casas de espetáculo.

FACILIDADE
Localizados a cerca de 850 metros de distância um do outro, o Teatro Santander, no JK Iguatemi, e o Theatro Net são alguns exemplos.

Frederico Reder, proprietário do Theatro Net SP, afirma ser um entusiasta do teatro de rua, mas diz que o shopping é um "facilitador" para o público. "Não só pela segurança e pelo estacionamento. Percebi que as pessoas gostam de fazer tudo no mesmo lugar", afirma.

Bruno Santos/Folhapress
O Teatro Net no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo
O Teatro Net no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo

Reder diz ainda que a Vila Olímpia é uma região vocacionada para o entretenimento. "Tem muitas coisas acontecendo aqui", diz.

Apesar da alta renda per capita dos moradores da região, os ingressos têm preços similares aos dos teatros de outros bairros e variam conforme o porte do espetáculo.

Para Reder, a abertura de novos espaços artísticos não significa a perda de público em outros lugares. "O teatro não é como o cinema. Se a pessoa quer ver a Bibi Ferreira, ela vai até a Bibi Ferreira. Seja onde for."

SANTANDER
Em cartaz "Carrossel, O Musical" e "Danos Morais"
Capacidade 2.085 pessoas
Endereço av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041
Contato (11)4003-1022; teatrosantander.com.br

THEATRO NET SP
Em cartaz"A Casa dos Budas Ditosos" e "Terça Insana"
Capacidade 799 pessoas
Endereço r. Olimpíadas, 360
Contato (11) 4003-1212; theatronetsaopaulo.com.br

DÉCIO DE ALMEIDA PRADO
Em cartaz Mostra da Cia. O Que de Que, com "Rua Orindiuva, Antigo 87" e "Memórias Tecidas"
Capacidade 186 pessoas
Endereço r. Cojuba, 45
Contato (11) 3079-3438

ESPAÇO BANCO HONDA HALL
Em cartaz "Desbocada" e "Afrobege", entre outros
Capacidade 250 pessoas
Endereço rua Júlio Diniz, 176
Contato (11)3045-4146; bancohondahall.com.br

TEATRO EXTRA ITAIM
Em cartaz "Uma Aventura Congelante" e "Miraculosos, Uma Aventura em Paris"
Capacidade 345 pessoas
Endereço rua João Cachoeira, 899
Contato (11) 4328-3842

Publicidade
Publicidade
Publicidade