Publicidade

ABCD/Osasco/Guarulhos

São Caetano treina atletas de ponta e novos talentos

Assistir ao treino de um medalhista olímpico é fácil em São Caetano do Sul. A cidade é referência no atletismo e casa, por exemplo, dos medalhistas Arthur Zanetti, da ginástica artística, e Maicon Andrade, do taekwondo.
Zanetti, 27, começou no esporte por meio do PEC (Programa Esportivo Comunitário), criado na cidade para estimular a prática esportiva.

O programa é gratuito e conta com 73 professores de 29 modalidades, que são praticadas em 24 centros esportivos –a maioria mantida com a ajuda de parcerias privadas e convênios com o governo federal.

É o caso do clube Agith (Associação de Ginástica di Thiene), no bairro Olímpico, onde treina Zanetti. Criado em 1993 por uma associação de pais, treina 450 crianças.

Bruno Santos/ Folhapress
SAO CAETANO DO SUL, SP, BRASIL, 23-05-2017: Alunos do PEC (Programa Esportivo Comunitário), da prefeitura, treinam ao lado de atletas de elite no CT da B3 Atletismo, em São Caetano do Sul. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** FSP-SUP-ESPECIAIS *** EXCLUSIVO FOLHA***
Atleta treina no CT da B3 Atletismo, em São Caetano do Sul; cidade é referência na modalidade

"Depois da Olimpíada, a fila para inscrição virava o quarteirão", diz Zanetti.

Para atender à demanda, um novo centro de treinamento está em construção a poucos metros dali. Com orçamento de R$ 7,9 milhões (a maior parte oriunda do Ministério do Esporte), deve ser entregue em 2019.

Neste mês, foi reinaugurada a pista de atletismo municipal após reforma para que seguisse os padrões internacionais. Ela é mantida pela empresa B3 Atletismo, em convênio com a prefeitura.

"As crianças treinam ao lado dos atletas de elite. Essa convivência faz muita diferença no trabalho", afirma Maria Aparecida Triunfo, coordenadora do PEC.

Dos 8.000 inscritos no PEC, 3.200 são crianças e adolescentes que treinam modalidades específicas, com professores que buscam novos talentos. O programa tem moradores de São Caetano e de cidades vizinhas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade