Publicidade

grande são paulo

Parques, trilhas e prainha valem bate e volta ao ABC nestas férias

As cidades vizinhas da capital, como Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema oferecem boas opções de lazer para curtir um bate e volta nestas férias de verão.

O parque Celso Daniel, em Santo André, por exemplo, pode ser uma boa opção para quem mora na região leste da capital e quer novas opções de lazer.

A profissional liberal Maria Aparecida Stockler, 52, costuma ir ao Parque Celso Daniel com sua filha mais nova, Chiara Stockler, de 9 anos. "É um parque antigo, com árvores grandes e um clima bem agradável. Vem gente até de Mauá para aproveitar o lugar. Nas férias escolares de verão o parquinho fica lotado de crianças", conta.

Na cidade vizinha, em São Bernardo do Campo, duas opções se destacam para quem quer fazer um passeio diferente nessas férias: o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque da Juventude.

No primeiro, o visitante faz a trilha "Caminhos do Mar", onde tem a oportunidade de estar em contato direto com a Mata Atlântica nativa e passar por construções quase centenárias que contam a história da ligação entre o planalto paulista e o litoral. São nove quilômetros de trilha e o passeio dura cerca de cinco horas.

Já o Parque da Juventude Città Di Maróstica é o destino certo para quem gosta de esportes radicais como skate, patins in line, bike e escalada. A entrada no parque é gratuita, mas quem quiser andar na rampa de skate, por exemplo, precisa usar equipamentos de segurança –e não é possível alugá-los no parque.

*

PARQUE ESTORIL (São Bernardo do Campo)
São 373 mil metros quadrados de natureza - quase 90% da área é composta por Mata Atlântica preservada. A Represa Billings também faz parte do parque e oferece várias atrações como pedalinhos, caiaque e stand up paddle - as atividades são pagas. O local abriga ainda o Zoológico Municipal, com entrada grátis, e um teleférico, para quem quer ver tudo lá do alto. Dá para fazer caminhadas, andar de bicicleta, fazer piqueniques e ainda desfrutar de um museu de arte ao ar livre. Onde: rua Portugal, 1.100, Riacho Grande. Tel.: (11) 2630-8035. Ingresso R$ 3. Quarta a domingo, das 9h às 17h. Estacionamento pago no local.

-

PARQUE CELSO DANIEL (Santo André)
Localizado em uma área arborizada de 64 mil metros quadrados, o parque oferece diversas áreas de lazer para todas as idades como pistas de corrida e caminhada, lagos, parquinho para as crianças, áreas de piquenique, quadras poliesportiva e lanchonetes. O local também é bastante usado pela prefeitura da cidade para a realização de eventos. Onde: av. Dom Pedro 2º, 940, B. Jardim. Tel.: (11) 4055-4086. Aberto todos os dias, das 5h às 22h. Entrada gratuita.

-

PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR (São Bernardo do Campo)
A trilha Caminhos do Mar fica no trecho de serra da Estrada Velha de Santos, na Serra do Mar, na divisa entre os municípios de São Bernardo do Campo e Cubatão. O passeio proposto é de uma caminhada pela estrada, em meio a Mata Atlântica, para a contemplação de monumentos históricos. No caminho, o visitante tem a oportunidade de conhecer alguns monumentos e construções que datam do centenário da Independência do Brasil, em 1922, e fazem parte da história como interligação entre o planalto paulista e o litoral. O percurso tem cerca de 9 km e o passeio, realizado em grupos, dura entre 4 e 5 horas. É necessário fazer o agendamento prévio por e-mail ou telefone com 10 dias de antecedência. Onde: estrada Caminho do Mar, km 42 (SP-148). Tel.: (11) 3333-7666. Ingresso R$31. É necessário agendamento prévio.

-

JARDIM BOTÂNICO DE DIADEMA (Diadema)
Mais do que o contato com a natureza, o Jardim Botânico de Diadema oferece ao visitante a possibilidade de conhecer espécies exóticas, como plátanos e magnólia. O local possui área de vegetação em estágio inicial de regeneração e trechos de mata nativa com árvores como pau-brasil, paineiras e jacarandá. É um lugar gostoso para fazer piqueniques e aproveitar as trilhas ecológicas. O local também abriga o Borboletário Tropical Laerte Brittes de Oliveira, também aberto para visitação. Onde: rua Ipitá, 193, Eldorado. Tel.: (11) 4059-7619. De terça a sexta, das 9 às 11h e das 13h às 15h. Entrada gratuita.

-

PARQUE ENGENHEIRO SALVADOR ARENA (São Bernardo do Campo)
A grande atração do Parque Engenheiro Salvador Arena é o aquário de água doce, um dos maiores do Brasil. São 24 metros de extensão e 2,10 metros de altura que abrigam espécies de água doce, como carpas e kingio. O parque também conta com estrutura para a prática de caminhadas e corridas, além de parquinho para crianças e lanchonete.
Serviço: Av. Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos - São Bernardo do Campo (SP). Tel.: (11) 4368-1246. De segunda a domingo, das 6h às 21h. Entrada gratuita.

-

PARQUE DA JUVENTUDE (São Bernardo do Campo)
O Parque da Juventude Città Di Maróstica é o lugar para quem gosta de esportes radicais. São mais de 21 mil metros quadrados que abrigam espaço para a prática de modalidades como skate, patins, bike e escalada. Tem também a pista street-park mirim, para crianças de até 12 anos. O parque tem ainda pista de cooper, equipamentos de alongamento e parquinho. Para utilizar as áreas de esportes radicais todos os usuários devem usar capacete, cotoveleiras, luvas, caneleiras e joelheiras.
Serviço: Av. Armando Ítalo Setti, 65, Centro - São Bernardo do Campo (SP). Tel.: (11) 4121-2622. Entrada gratuita. Uso dos equipamentos - quarta a domingo, das 9h às 22h; utilização do parque - segunda a domingo, das 6h às 22h.

-

PRAINHA DO RIACHO GRANDE (São Bernardo do Campo)
Ideal para curtir os dias mais quentes do verão já que oferece passeios de pedalinho, wet-bike e passeios náuticos. Há também parquinho para as crianças e academia de ginástica ao ar livre.
Serviço: Saída no trevo de acesso ao Riacho Grande (km 29 da Via Anchieta) - São Bernardo do Campo (SP). Entrada gratuita.

Publicidade
Publicidade
Publicidade