Publicidade

feicon

Aplicativos permitem acompanhamento em tempo real de canteiros de obras

Populares entre arquitetos e engenheiros, os softwares de projetos e de gestão começam a ganhar espaço também nos canteiros de obras.

São aplicativos para smartphones que auxiliam na fiscalização e no acompanhamento do dia a dia, tarefas normalmente feitas "no braço", segundo Francisco Vasconcellos, vice-presidente do SindusCon-SP, sindicato das construtoras de São Paulo.

Um deles é o Construpoint, lançado em 2013 para Android. A versão inicial permitia anotar e acessar informações sobre cronograma, tarefas e ocorrências. Já a nova, que será lançada nesta semana na Feicon Batimat, dá acesso a plantas e possibilita o compartilhamento de quaisquer anotações com outros usuários.

De acordo com Ralph Montelo, diretor de produto da desenvolvedora do aplicativo, a motivação por trás do Construpoint é encurtar a distância entre todos os setores envolvidos nas obras.

Nessa mesma linha, a Totvs adaptou para dispositivos móveis seu sistema de gestão para obras, o Top Mobile, que também estará em exposição na feira.

Por meio dele, é possível fazer atualizações remotamente sobre funcionários, equipamentos, veículos e o andamento da obra, tudo em tempo real.

"Com o hábito de anotar tudo em papel, leva um mês para juntar todas as informações e saber se a obra está em dia", afirma Eduardo Pires, diretor de construção e projetos da Totvs.

Para Pires, o "jeito antigo" de acompanhar as construções é a maior razão para atrasos e estouros no orçamento no ramo.

Lançado há dois anos para os sistemas Android e iOS, o aplicativo cresce rápido, de acordo com o executivo.

No ano passado, houve um aumento de 40% na base de clientes, na comparação com 2016, segundo Pires. A adesão é por meio de assinaturas cujo valor varia de acordo com o contrato. A empresa não quis revelar preços.

O Climatempo lançará na Feicon o Smac Lite, versão móvel de seu programa de monitoramento para negócios que dependem de condições climáticas.

"Às vezes, a equipe fará uma concretagem, que não pode ser realizada em dias de chuva, ou então levantar um guindaste, que sofre com os ventos, e precisa desse tipo de informação", afirma Vitor Hassan, que é meteorologista do Climatempo.

O aplicativo inclui previsão detalhada para os próximos dias, canal de atendimento 24 horas e alertas de tempo severo com até uma hora de antecedência. A mensalidade parte de R$ 550.

Segundo Hassan, a demanda por uma versão móvel partiu das próprias empresas.

Apesar das novidades no mercado, Vasconcellos, do sindicato das construtoras de São Paulo, afirma que a adesão é relativamente lenta.

"É preciso uma mudança cultural muito grande, mas a utilização de aplicações que simplificam as rotinas do canteiro é uma tendência, e ela é irreversível", afirma Vasconcellos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade