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Cores acolhedoras chegam às paredes

Para as indústrias de tintas, os catálogos de tendências anuais são assunto sério. Mais do que apontar modismos, eles antecipam o estado de espírito dos consumidores e mostram o que vai vender naquele período.

Este ano, com o clima de imprevisibilidade, os consumidores buscam mais aconchego dentro de casa, segundo Heleen van Gent, diretora de criação da Coral.

A cor do ano eleita pela marca foi batizada de Adorno Rupestre: um cinza rosado que, segundo a empresa, lembra o calor da madeira e o conforto tátil do couro.

Para a designer de interiores Adriana Fontana, o tom rosado é uma das principais tendências do ano. "Equilibrado com bases claras e madeira, torna o ambiente aconchegante", diz.

Na mesma coleção de tons "acolhedores" da Coral aparecem o azul-marinho e a tinta chamada de Chá da Tarde, um tom escuro de mostarda.

"É fácil notar como a necessidade do consumidor mudou com o tempo", diz Heleen. E exemplifica: em 2015, a abundância de laranjas, corais e vermelhos sugeria uma perspectiva positiva.

Em 2017, ao contrário, tons frios de azul, cinza e off-white mostravam que o público buscava calma e equilíbrio.

O catálogo da marca, que está na 15ª edição, é elaborado pelo Centro de Estética Global da AkzoNobel, na Holanda, que mantém uma equipe de 11 designers e observadores de tendências.

NO CLIMA

Não é coincidência, portanto, que diferentes fabricantes lancem paletas inspiradas no mesmo conjunto de sensações.

A Tintas Iquine, líder nas regiões Norte e Nordeste, elaborou seu caderno de tendências em parceria com a empresa inglesa Material Colour.

Entre as 40 novas tintas, destaca-se a Corvina, eleita a cor do ano: um amarelo queimado, que lembra palha e madeira clara. Mas também estão lá tons acinzentados, violetas e azul-marinho.

A Iquine é uma das 11 empresas do setor de tintas e acessórios para pintura participantes da Feicon Batimat.

O novo catálogo da Sherwin-Williams, por sua vez, tem 35 cores, que vão dos tons calmos, como Cinza-Pérola e Poeira Vermelha, aos intensos Vermelho Pulsante e Rosa Exuberante.

A cor do ano atende pelo nome de Melodia do Mar. Trata-se de um azul esverdeado que, nas palavras da especialista em cores da Sherwin-Williams, Patrícia Fecci, "oferece a paz, a calma e a tranquilidade do azul, junto com o equilíbrio e as propriedades de crescimento do verde".

No estudo da Suvinil reinam os violetas, relacionados à introspecção, e os amarelados da natureza, que trazem aconchego.

A nova paleta de cores foi desenvolvida pelo Suvinil Lab. Durante um dia de discussões, nove profissionais convidados, entre artistas, empreendedores e especialistas em tendências, escolheram 33 cores ligadas a sensações e jeitos de viver.

O Terra Roxa, tom entre o terroso e o alaranjado, foi eleito a cor do ano.

"O roxo será forte em 2018, assim como o esmeralda profundo, o castanho fechado, o tom de damasco e o amarelo-dourado. Usá-las juntas, formando contrastes, é o hit do ano", diz o arquiteto Felipe Luciano, do Estúdio FCK.

RETORNO

A participação da Suvinil é uma das novidades desta edição da feira.

Líder no mercado nacional no segmento premium, a empresa quebra um jejum de quatro anos.

"Durante o evento, os participantes poderão visitar a Arena de Conhecimento da marca, onde haverá palestras para pintores profissionais", afirma Eder Pereira da Silva, gerente de Serviços ao Consumidor e Assistência Técnica da Suvinil.

Seu retorno à principal feira do setor acontece num momento dos mais otimistas.

Segundo pesquisa mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que entrevistou 530 lojistas entre os dias 26 e 29 de março, as vendas de tintas cresceram 15% em relação a fevereiro.

Foi o melhor desempenho entre todas as categorias pesquisadas.

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