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Diretora da Pantone ensina a usar na decoração o roxo ultravioleta, cor do ano

Divulgação
SAO PAULO, SP, BRASIL, 28.01.18 1h O que vai bombar no Carnaval 2018 nas ruas. Denny Azevedo, 34, e Ricardo Don, 31, artistas, no Academicos do Baixo Augusta. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, COTIDIANO)
Sala projetada pela arquiteta Neza César, com parede ultravioleta, a cor do ano 2018 da Pantone

A cor terá um espaço especial na ABCasa, feira de artigos para casa e decoração, exclusiva para profissionais do ramo, que começa dia 17 no Expo Center, em São Paulo.

Em um espaço montado no centro de exposições, a Pantone, empresa americana que cataloga cores e é referência mundial para o uso de tons pela indústria, fará demonstrações de seus produtos e exibirá filmes e painéis sobre a aplicação da cor na decoração e as principais tendências mundiais.

Entre elas, o destaque é o tom ultravioleta, eleita a cor do ano pela marca. O roxo escuro de 2018 será tema de uma palestra de Blanca Lliahnne no dia 19, às 15h. Diretora-executiva da Lexus, distribuidora da Pantone no Brasil, Blanca também falará sobre tendências de design para o próximo ano, no dia 17, às 15h.

A especialista explica como e por que uma cor é escolhida para brilhar na temporada e as formas de usar o tom.

O que significa a cor do ano?
Ultravioleta, a cor de 2018, tem um significado espiritual e um aspecto de rebeldia. O primeiro está ligado, por exemplo, a estudos de Leonardo da Vinci, que usava vitrais roxos para criar um ambiente mais propício à reflexão, à meditação.

O segundo aspecto está ligado à contracultura. Artistas como Prince, David Bowie e Jimmy Hendrix usavam muito essa cor que ninguém ousava experimentar. O símbolo que Prince, autor de "Purple Rain", desenhou para substituir seu nome por um símbolo foi colorido de roxo no Pantone Color Institute.

Por que essas referências em 2018?
Há um cenário de incertezas no mundo, levando as pessoas a buscar conforto na espiritualidade. E também há uma necessidade de se diferenciar, de ser inovador. Estamos falando de macrotendências, não é a Pantone que está dizendo isso, é o mundo.

E como essas percepções se transformam em cor?
A escolha da cor do ano é uma gestação e um parto, leva quase um ano. Tudo começa com a definição das pessoas que farão parte da escolha. O grupo é secreto e pode incluir gente da indústria, das artes, das ciências exatas e humanas.

Eles passam uma semana em algum lugar bacana do mundo discutindo suas ideias e depois têm alguns meses para observar o que está acontecendo na sociedade e fazer suas apostas. Essas apostas são levadas para um grupo menor, e daí sai a cor vencedora. Não é uma cor feita para vender: estudos para cores mais comerciais são produzidos dois anos antes, para a indústria poder usar.

Mas, logo depois de lançada, a cor do ano não é oferecida em produtos de moda e decoração para o consumidor final?
Aconteceu um fenômeno. A cor do ano surgiu na virada do milênio, de 1999 para 2000, mas até 2012 ninguém ligava muito para ela. Até que, naquele ano, foi lançada a "tangerine tango", tom que se tornou um sucesso de vendas. Dali em diante todos quiseram seguir a fórmula de sucesso.

Já há muitos produtos ultravioleta?
Parceiros da Pantone já oferecem produtos nesta cor. E há também uma linha própria, a coleção Pantone Living. Objetos como sacolas, cadernetas ou guarda-chuvas estarão no lounge da Pantone na ABCasa. Além disso, os fabricantes já colocaram produtos na cor ultravioleta no mercado da decoração.

A cor deste ano é difícil de usar?
No Brasil, não há histórico do uso dos tons de roxo na moda e na decoração, mas é o que torna a cor especial, identificada com o luxo, a sofisticação. O ultravioleta não é enjoativo, porque mistura o vermelho com o azul-marinho, um tom considerado básico.

Que combinações ficam bem na decoração?
O ultravioleta pode ser usado com uma gama de violetas e lilases quebrada por cinza e bege. Quem quiser realçar as notas vermelhas que compõem este roxo pode usar o azul-marinho. E, para um efeito mais ousado, combinar com tons mais vibrantes, como azul-turquesa ou amarelo-cítrico.

O instituto Pantone criou oito paletas harmonizando o ultravioleta com diferentes cores que já estão no mercado. Na palestra do dia 19, mostraremos painéis com essas paletas e harmonias. São sugestões, mas não quero simplificar, criando limites de uso de cores. O mais divertido é lembrar que o violeta é a sétima cor do arco-íris e brincar com diferentes combinações.

Alguma sugestão para quem quer começar a experimentar o ultravioleta em casa?
Uma ideia simples é comprar uma lâmpada de luz violeta (pode ser uma lâmpada de cromoterapia) e observar os efeitos no ambiente. Se a pessoa gostar, sugiro usar o ultravioleta para destacar o objeto mais luxuoso ou inovador de cada espaço. É para chamar a atenção mesmo.

Em ambientes muito clássicos e neutros, minha sugestão é mesclar com outros objetos em tons da família dos lilases e roxos. Não dá para colocar apenas uma almofada ultravioleta em uma sala toda cinza, fica estranho. Já em casas bem coloridas, o roxo pode ser usado na mesma proporção das outras cores fortes que compõem a decoração.

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BIANCA LLIAHNNE, 58
É diretora-executiva do Lexus Group e representante da Pantone no Brasil desde 1994. Bacharel em administração pela Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e especializada em marketing de moda, trabalha com cores e tendências desde 1980

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