Publicidade

design weekend

Semana do design deixa como legado grafite e espaços de convivência em SP

Uma escultura, um mural gigante e três praças revitalizadas: tudo faz parte do legado permanente que o Design Weekend, que acontece de 29 de agosto a 2 de setembro, vai deixar para a cidade de São Paulo.

"É uma troca: a partir do momento em que nos apropriamos da cidade, ocupando espaços, temos que deixar algum tipo de legado, material ou imaterial, permanente ou temporário", diz Lauro Andrade Filho, idealizador do evento.

O melhor exemplo, destaca, são os parklets que hoje se espalham pela cidade, uma iniciativa temporária do DW! de 2013 que virou política pública.

Nesta edição, a Villa Gabriel, que a arquiteta Cristina Barbara decora todos os anos, vai receber um projeto perene, com mobiliário e revestimentos sustentáveis.

"Colocamos um piso drenante da Lepre, feito com a lama da barragem de Mariana, e renovamos os canteiros e a iluminação", diz Barbara.

Para relaxar, espreguiçadeiras cobertas com tapetes desbotados da By Kamy e um redário feito de cordas assinado pela Estar Móveis.

Completa a ação uma grade de atividades, que inclui shows e palestras ligadas ao bem-estar. "A ideia é criar um oásis no meio da Gabriel", diz Barbara.

Também focado em sustentabilidade, o projeto das estreantes Juliana Matalon e Cassiana Podval, do Estúdio Ela, deu cara nova à pracinha da Virgílio, em Pinheiros –quase um atalho entre as ruas Teodoro Sampaio e
Virgílio Carvalho Pinto.

A iniciativa foi feita em parceria com o coworking Civi-co, espaço que acolhe exclusivamente organizações e empresas com projetos de impacto cívico-social.

"Precisávamos desenvolver algo simples, em pouco tempo e que usasse materiais descartados em obras", diz Juliana.

Surgiram assim mesas de concreto revestidas com porcelanato e bancos feitos de pallets, MDF e restos de madeira, com um bicicletário acoplado e plantas integradas.

Outra estreante no DW! é a escultora Veronica Einloft, que criou uma obra a partir de sobras de mármore, doadas pela marmoraria Pedra de Esquina. Chamada Danjon, a peça é inspirada nas fases da lua durante um eclipse lunar.

O projeto foi encomendado pelo paisagista Ricardo Pessuto, que vai revitalizar um painel de Burle Marx na praça Edgard Thomaz.

Mas o maior legado do evento, literalmente, é um painel do grafiteiro Kobra, de 850 metros de largura, na área externa do Shopping D&D.

Ele será apresentado ao público no dia 29 de agosto, durante a festa de abertura do evento, mas sua inauguração oficial será em outubro, com a presença do artista.

Publicidade
Publicidade
Publicidade