Publicidade

Semana de Design de Milão

Semana do Design de Milão exibe móveis de armar para nômades urbanos

O estúdio suíço Panter & Tourron apresenta na Semana de Design de Milão a coleção de móveis Tense, pensada para acompanhar o usuário que se muda de casa com frequência.

São cinco peças: poltrona, mesa, luminária de parede, luminária pendente e biombos, que podem ser vistos até domingo (14/4) no espaço do projeto Alcova, em Loreto, dedicado a designers que pesquisam tendências de comportamentos, materiais e tecnologia.

"Nossa coleção nasceu a partir do modo de viver das novas gerações, que estão se mudando de casa com mais frequência, seja por razões profissionais ou por lazer. É uma coleção de mobília nômade, que pode ser levada pelo próprio usuário", conta o italiano Stefano Panterotto, que faz dupla com o francês Alexis Tourron.

Os móveis podem ser montados e desmontados sem ferramentas e os componentes são leves e planos, o que faz diminuir o volume e o peso de embalagens na hora do transporte. "A mobília de hoje perdeu completamente a sua característica móvel e se tornou pesada, robusta e difícil de ser carregada", diz o italiano.

A inovação por trás da coleção está no sistema de tensão entre os componentes, que permite a montagem e desmontagem em poucos passos e, ao mesmo tempo, as formas curvas.

A poltrona, por exemplo, é formada por duas partes flexíveis unidas pela tensão entre elas e com fechamento com zíper embutido. Os materiais são tecido com elasticidade, tipo neoprene, e chapa de madeira compensada.

O designer explica que a ideia da coleção Tense surgiu dos primeiros sistemas construtivos desenvolvidos pelo homem. "Essas primeiras tentativas tinham a ideia de tencionar e esticar peles de animais em pedaços de madeira e ossos para abrigos temporários. Recriamos essa técnica, que dispensa ferramentas e é leve", diz.

Ao mesmo tempo, os designers procuraram se distanciar do visual acampamento e criaram móveis tão volumosos quanto os convencionais, longe do aspecto cadeira de praia.

Também pensado para esse público nômade, o sistema de fabricação dispensa grandes máquinas e pode ser realizado em diferentes lugares, com mão de obra local. "Não apenas é possível carregar seus móveis com você, mas também produzi-los em quase qualquer lugar", finaliza.

Publicidade
Publicidade
Publicidade