Publicidade

casacor 2019

Nave da Casacor propõe reflexão sobre destruição do planeta

Uma nave pousou nesta semana no Jockey Club de São Paulo. De passagem pela Casacor 4 de agosto, ela simula um laboratório de pesquisas que mistura ciência, engenharia, arte e design para propor uma reflexão: como podemos reduzir o ritmo de desgaste do ambiente.

"Vivemos uma constante degeneração do nosso planeta. Antes de criarmos, projetarmos ou comprarmos algo, precisamos conhecer melhor o resultado dessas ações", afirma o arquiteto Ricardo Bello Dias, autor da estrutura.

Pernambucano que vive há quase 30 anos em Milão, na Itália, Bello Dias conta que, inicialmente, tinha imaginado fazer uma cápsula que permitisse ao homem habitar lugares com condições climáticas desfavoráveis, desde a Antártida até Marte.

Paulo Uemura/Divulgação
A nave-laboratório Deca Lab, do arquiteto Ricardo Bello Dias
A nave-laboratório Deca Lab, do arquiteto Ricardo Bello Dias

"Num futuro próximo, a arquitetura vai ser laboratório para tentarmos sobreviver. Mas pensei na etapa anterior, em criar um centro de pesquisa que foque em evitar essa situação. Podemos frear esse desgaste no planeta para não precisarmos ocupar outro."

Entre as referências do seu projeto, o arquiteto cita obras de ficção científica como o filme "Blade Runner" e o trabalho da designer Neri Oxman no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA.

Premiada por suas pesquisas em fabricação digital e biologia sintética, Oxman publicou há três anos o Ciclo de Criatividade Krebs, um gráfico circular que sugere como as áreas de ciência, engenharia, arte e design se integram durante um processo de criação.

Foi a partir do gráfico circular que Bello Dias definiu o interior da nave: são quatro postos, um para cada disciplina, em que o visitante vai encontrar imagens relacionadas aos respectivos temas, além de cenas da viagem fictícia da nave entre a floresta amazônica e Marte. O projeto audiovisual é assinado pelo coletivo Bijari.

Serão exibidas também novas torneiras e um vaso sanitário desenvolvidos por Bello Dias com a equipe da Deca, patrocinadora do projeto.

Com formato octogonal, a nave foi feita com estrutura metálica unida por sistema de encaixe.

Embora não seja a proposta de um ambiente doméstico, como a maioria dos que participam da mostra, o espaço se relaciona diretamente com o tema do evento: "Planeta Casa", uma referência às atitudes que ajudam a melhorar o mundo.

Toda a nave foi projetada para ser desmontada e "viajar" para outro endereço. Em vez de ser descartada, ela vai para a fábrica da Deca em Jundiaí (SP). Uma decisão que, segundo Bello Dias, pode ser praticada diariamente em qualquer escala. "Seja antes de construir algo ou fazer uma compra, é preciso pensar se aquilo foi feito de maneira ética e se seu envelhecimento prejudica o mundo", conclui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade