Publicidade

centro e zona norte

Casal vê de camarote o vaivém de Santa Cecília, em São Paulo

Quando começou a procurar apartamento para comprar, em outubro passado, a psicóloga Gabriela Barbosa de Lima, 28, buscava um canto só para si.

O namoro com o sociólogo Alberto Matenhauer Urbinatti, 28, o Beto, começara em agosto, e juntar os trapos ainda não fazia parte dos planos de nenhum dos dois.

Mas, na vida da gaúcha nascida em São Luiz Gonzaga tudo acontece muito rapidamente, como ela própria diz.

Pragmática, o único prédio que visitou foi o Cosmopolitan Santa Cecília, da construtora MAC, na rua Helvetia, bem ao lado do Minhocão. Ela entrou em quatro apartamentos.

Expedita, dois dias depois comprou o seu, no 12º andar.

Alberto Rocha/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 28.01.18 1h O que vai bombar no Carnaval 2018 nas ruas. Denny Azevedo, 34, e Ricardo Don, 31, artistas, no Academicos do Baixo Augusta. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, COTIDIANO)
Alberto Urbinatti na varanda-sala do apartamento em que mora

"Queria um bairro central, de fácil acesso a todos os lugares, não só ao trabalho", diz. A dois quarteirões da estação Santa Cecília da linha 3-vermelha o metrô, o imóvel caiu-lhe como uma luva.

À medida que a reforma do apartamento se desenrolava, o casal ia se enrolando.

Iniciada em outubro, a obra acabou no final de janeiro. Gabriela mudou-se no comecinho de fevereiro. Beto, que desde o início do ano estava na Inglaterra para seu doutorado, voltou em maio.

Neste fim de semana, ele completa um mês na nova casa. A decisão de morarem juntos se concretizou quando ele ainda estava além-mar.

A reforma deu mais espaço ao apartamento de 39 metros quadrados. Fechada com vidro e integrada à sala, a varanda garantiu o espaço adicional necessário para abrigar os dois moradores.

Totalmente envidraçado, o ambiente é o preferido do casal, que faz ali suas refeições, com uma vista privilegiada para o vaivém no bairro.

E é ali também que Beto passa horas estudando e escrevendo sua tese de doutorado.

Além de integrar a varanda à sala, o casal deslocou a cozinha de lugar. Na planta original, a pia ficava logo à entrada do apartamento. Eles a transferiram para a varanda, onde ao lado puseram o fogão e a geladeira.

No lugar onde originalmente ficava a pia, Gabriela fez um armário, no qual instalou a lavadora/secadora. O prédio tem lavanderia coletiva, mas Gabriela preferiu ter a sua própria. Eles só usam a área compartilhada quando precisam lavar os tênis no tanque.

Apesar de ser perto do Minhocão, Beto diz que o local não é barulhento. E uma das razões para isso é o fato de que os primeiros apartamentos ficam no quinto piso, já que os três primeiros são garagens e o quarto é a área social, onde ficam a piscina e a academia.

Cada qual a seu estilo, o casal ressalta algumas vantagens da nova moradia.

Gabriela, que trabalha ao lado da estação Oscar Freire da linha 4-amarela, elogia o novo bairro por seus bares e cafés e destaca a praticidade de locomoção. "Estou em casa, sentada na varanda, tomando café, e em 20 minutos estou sentada no escritório."

Beto, que já frequentava os bares de Santa Cecília antes de mudar para lá, também comemora levar só 25 minutos até a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na avenida Doutor Arnaldo, e diz ser "muito legal sentir a diversidade dessa região".

"São Paulo consegue pôr muita gente diferente junta, apesar dessa exclusão social que a gente vê a cada esquina."

Publicidade
Publicidade
Publicidade