Descrição de chapéu Tecnologia

Descubra qual é o tamanho ideal de televisão para cada espaço

Painel giratório e suporte no teto são soluções para posicionar aparelho em imóvel pequeno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cristiane Teixeira
São Paulo

Se os apartamentos novos de São Paulo estão cada vez menores, o tamanho das telas de televisão só cresce. Para acomodar os aparelhos sem atrapalhar a circulação, as soluções incluem painel giratório, suporte até o teto ou móveis que funcionam como esconderijo.

A arquiteta Guta Louro usou um painel giratório de madeira laqueada para encaixar a televisão de 50 polegadas na rotina do morador e na planta do estúdio de 36 metros quadrados. O móvel é usado para separar quarto e sala, que compartilham o aparelho.

Na parte inferior, fica um nicho para o decodificador de sinal e outros eletrônicos. Como esses equipamentos demandam uma profundidade maior que a do painel, de 21 centímetros, a arquiteta disfarçou o volume extra criando um banco em um dos lados. 

Um cano escondido entre as faces da divisória prende o conjunto no teto e no chão e possibilita que a estrutura gire 180 graus.

Para quem quer algo mais discreto, um suporte vertical de inox pode resolver, como na sala com aparador projetada pelo arquiteto Marcelo Rosset. Além de sustentar o televisor, o suporte serve como duto para esconder os fios, inclusive do home theater. 

As caixas acústicas frontais ficaram no aparador, e as traseiras foram embutidas no forro de gesso. O subwoofer, responsável pelos sons graves, fica apoiado diretamente no chão, para evitar vibrações no móvel.

Quem prefere manter o televisor fora de vista pode escondê-lo na porta de vidro translúcido ou espelhado do guarda-roupa. Ela serve de suporte para telas finas, com no máximo 2 centímetros de espessura, instaladas no verso da chapa.

“O peso da TV não faz tanta diferença, os modelos são muito leves hoje em dia. Mas a espessura é importante para não roubar o espaço das roupas”, afirma Victor Paladino, gerente comercial da Ornare, marca de móveis planejados. Os fios são embutidos nos perfis metálicos que emolduram a placa de vidro.

A imagem, afirma Paladino, não perde qualidade, já que o vidro utilizado reflete a luz que vem da tela. No caso da porta espelhada, ainda há a vantagem de a TV ficar camuflada quando desligada.

A solução é muito comum em quartos pequenos em que o morador não abre mão de uma cama larga. “O armário precisa ser instalado de frente para ela e aí surge o problema da televisão: onde colocá-la? A porta do móvel vira opção.” 

Para escolher o tamanho ideal do televisor, o arquiteto Guilherme Torres calcula 10 polegadas para cada metro de largura do ambiente que abrigará o aparelho, depois acrescenta dez polegadas à soma. Assim, um espaço com três metros de largura, pode receber uma TV de 40 polegadas. 

altura da televisão é determinada de forma que os olhos de quem assiste fiquem alinhados com o centro da tela. Para um sofá, o eixo ideal fica entre 1,20 e 1,50 metro do chão, afirma Louro. 

No quarto, é preferível que a base da televisão esteja posicionada de 50 a 70 centímetros acima do colchão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.