Academia em casa ajuda a manter saúdes física e mental em tempos de coronavírus

Espaço mínimo de dois metros quadrados deve ter piso antiderrapante e boa ventilação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Danae Stephan
São Paulo

Bastam dois metros quadrados para montar uma miniacademia dentro de casa e manter as atividades físicas durante o isolamento.

"A prática é ainda mais importante neste momento, já que é benéfica não apenas para a saúde do corpo, mas também para a saúde mental. E ainda melhora a qualidade do sono e a concentração", diz o preparador físico Marcio Lui, de São Paulo.

Não é preciso investir em muitos acessórios ou equipamentos. "Tem exercícios que usam o peso do próprio corpo, aí você só precisa de um colchonete e um ambiente livre, para não esbarrar em nada", diz Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.

Caso da ioga. Para o projeto do apartamento de 142 m² no bairro do Panamby, em São Paulo, a arquiteta Cristiane Schiavoni optou por montar o espaço de prática na varanda. "O casal esperava um bebê, e queria uma área multiuso, para o bebê brincar durante o dia e a mãe fazer a ioga à noite", diz a arquiteta.

Outra vantagem da varanda é a vista, que torna o exercício mais agradável e garante a ventilação necessária. Cristiane cobriu o piso com um deque de madeira sob medida e colocou um banco-baú em um dos cantos, para abrigar os acessórios da ioga, como tapetinho e bola, e também os brinquedos do bebê.

Para outras modalidades, que exigem equipamentos, a dica de Cristiane é não tentar esconder. "Vai ter que fazer parte da decoração e ponto. Vale delimitar o espaço com um piso diferente, como o vinílico, que pode ser aplicado por cima de outros materiais", diz. "Para complementar a decoração, use plantas, nichos, difusores de ambiente... Tudo bem colorido".

É muito importante ter os acessórios à mão, lembra a organizadora pessoal Ingrid Lisboa, de São Paulo. Ela sugere usar cestos ou nichos de parede para guardar os acessórios. E um tripé para o celular, caso vá usar aplicativos ou redes sociais para o treino.

"Também é importante montar um kit de limpeza, com álcool em gel e toalhas descartáveis, e higienizar as mãos e aparelhos depois do uso", diz Ingrid.

Para quem pretende comprar acessórios online, Lui indica os mais básicos: bicicleta ergométrica, halteres, elástico de pilates, miniband, fita de treino funcional e caneleira.

Monte seu canto

  • Escolha um local tranquilo que não atrapalhe as atividades diárias da família;
  • Se sua casa tiver uma vista para o skyline da cidade ou para uma área verde, monte a miniacademia de frente para ela;
  • Use um colchonete ou mat de yoga para ficar mais confortável;
  • Se quiser usar futton, prefira os de tecidos impermeáveis, que são mais práticos na hora de higienizar e não absorvem odores;
  • Pular corda pode ser uma ótima opção para fazer seu aquecimento;
  • Halteres complementam o exercício, mas pode substituí-los por garrafas d’água com arroz dentro;
  • Reserve um espaço para apoiar o tablet ou celular, se estiver fazendo aulas on-line;
  • Coloque uma música animada ou calmante, de acordo com a modalidade escolhida;
  • Beba muita água.

Fontes: Nicole Gomes e Bruna Lesniowski, arquitetas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.