Bairros da periferia ganham biblioteca, cozinha e galeria de arte na mostra Janelas Casacor

Regiões selecionadas receberam contêiner projetado por arquitetos parceiros, que serão doados à comunidade ao final do evento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Danae Stephan
São Paulo

A responsabilidade social é outro eixo importante desta edição da mostra Casacor, que pela primeira vez vai contemplar bairros periféricos da cidade.

“Houve uma onda de solidariedade durante a pandemia, com campanhas e doações, mas queríamos algo mais duradouro”, diz Pedro Ariel Santana, da Casacor.

Os quatro bairros selecionados receberam um contêiner projetado por arquitetos parceiros, que serão doados à comunidade ao final do evento.

O do Jardim Colombo, parte do complexo Paraisópolis, na zona sul, tem um diferencial: ele foi encabeçado pela arquiteta Ester Carro, nascida na comunidade e moradora.

Criadora do projeto Fazendinhando, Ester já promoveu a melhoria de dez casas do bairro. Um desses projetos levou a arquiteta à 12ª Bienal Internacional de Arquitetura, em 2019, onde surgiu sua parceria com a Casacor.

Para o evento, Ester, junto com os parceiros Veronica Vacaro, Luciana Pitombo e Felipe Nogueira, do escritório Plantar Ideias, optaram por uma galeria de arte, para expor criações dos moradores. “Temos muitos talentos escondidos aqui”, diz Ester.

Um deles é a Crispina, empregada doméstica de 50 anos de idade que desde a inauguração da mostra, conta Ester, já recebeu contato de galerias interessadas suas pinturas.

“Criamos um espaço adaptável, com cinco módulos que giram nos próprios eixos e permitem transformar o espaço em sala de aula, palco de dança ou local de meditação”, diz Veronica.

Na Vila Andrade (zona sul), onde um projeto estruturado de educação oferece oficinas de artes, esportes e reforço escolar, a demanda por uma biblioteca foi atendida pelo arquiteto Gustavo Martins.

Para o bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste, Gustavo Neves projetou uma sala de aula de artes, e na Brasilândia, na zona norte, uma cozinha comunitária desenhada por estudantes de arquitetura do Mackenzie vai promover cursos profissionalizantes e palestras sobre alimentação saudável.

Janelas Casacor

Até 8 de dezembro, em 13 endereços de SP e no site janelascasacor.com. Grátis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.