Favorita nas transmissões ao vivo, estante ganha destaque na pandemia

Fundo de lives e videochamadas, móvel pode contar a história do dono; conheça seis projetos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na live em que Caetano Veloso comemorou os seus 78 anos, no dia 8 de agosto, sua estante foi tão comentada quanto o show a peça, que ocupava a parede da sala de ponta a ponta, exibia livros, DVDs, obras de arte e recordações.

Não foi a primeira vez em que uma estante de livros virou assunto. Desde o início da pandemia, o móvel virou o fundo favorito de celebridades e âncoras de telejornais em home office. Fácil entender por quê.

Livros embutem a mensagem subliminar de conhecimento e conferem credibilidade, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni.

A forma como a estante é arrumada, segundo ela, também diz muito sobre seu dono.

Se é muito arrumadinha, mostra que a pessoa é mais conservadora. Em oposição, quando há muitos objetos e um certo ar de bagunça, demonstra que o dono é antenado e tem múltiplos interesses.

Os seis projetos a seguir, além de estilos bem variados, foram desenvolvidos sob medida e refletem a rotina e as preferências de cada morador.

Biblioteca tamanho GG

O desafio imposto à arquiteta Isabella Nalon era grande: acomodar os mais de 3.000 livros da coleção de um advogado solteiro. Sorte que não faltava espaço no apartamento de 180 m².

Para quem gosta de ler, livros são um bem precioso. Pus todos na sala para que ele vivenciasse isso no dia a dia, quando estivesse trabalhando, recebendo amigos ou vendo TV, diz Nalon.

Com 45 cm de profundidade, os nichos de MDF laqueado de branco acetinado têm tamanhos regulares sobre o hall de entrada, uma prateleira rente ao teto garante a unidade da estrutura.

Somente as estantes do canto do home office ganharam armários na parte inferior, onde o morador guarda a papelada do trabalho.

Segundo a arquiteta, uma estante que sustenta tanto peso exige cálculos cuidadosos para não sobrecarregar a laje. As prateleiras também são reforçadas.

As chapas de MDF têm barras de ferro embutidas, o que impede que fiquem envergadas com o tempo.

Estante branca em quarto
Estante projetada pela arquiteta Cristiane Schiavoni para moradora que curte fotografia e costura - Carlos Piratininga/Divulgação

Multifunção

O antigo quarto de empregada foi incorporado à sala e se tornou o espaço onde a moradora curte seus hobbies: costura e fotografia.

Na estante de MDF cinza claro, projetada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, há espaço para tudo.

Na parte inferior, a porta do tipo basculante guarda fotos de grandes dimensões e esconde o equipamento fotográfico. Ao lado, gavetas com três diferentes alturas armazenam pastas suspensas e itens de costura.

Livros foram parar nos nichos superiores, que têm diferentes tamanhos e profundidades o recurso, diz a arquiteta, dá sensação de movimento.

Como as paredes são de drywall, os nichos se apoiam uns nos outros. Assim, não foi preciso quebrar o gesso para fixá-los, bastou usar buchas comuns para esse tipo de parede, conta Schiavoni.

Sala com estante de bordas finas
Ambiente criado pelo designer de interiores Felipe de Almeida, que escolheu a estante Icon, assinada por Jader Almeida - Evelyn Müller/Divulgação

Móvel mutante

O casal de moradores têm gostos distintos: ela é clássica e queria um ambiente carregado de objetos pessoais, enquanto ele prefere linhas contemporâneas e composições minimalistas. Para agradar a ambos, o designer de interiores Felipe de Almeida escolheu a estante Icon, assinada por Jader Almeida.

Como toda a estrutura de aço carbono é discreta, foi possível expor uma série de livros, obras de arte e objetos afetivos sem comprometer a leveza da composição as prateleiras de madeira natural podem mudar de altura, gerando diferentes desenhos.

Os montantes verticais, diz Almeida, são fixados por pressão no piso e no teto.

Com um reforço de madeira escondido, o forro de gesso não corre o risco de quebrar, conta.

À venda na Dpot, a estante (com essa composição) custa R$ 46 mil.

Estante com fitas de led, com fundo de madeira
Peça projetada pela arquiteta Christina Faria, da Spazio Arquitetura, para colecionador de obras raras - Divulgação

Porta-joias

Mais do que um ávido leitor, o dono dessa estante é um apaixonado colecionador de obras raras e precisava de um móvel à altura.

Na peça projetada pela arquiteta Christina Faria, da Spazio Arquitetura, cada nicho precisou ser desenhado sob medida.

Primeiro separamos tudo o que ele queria expor. Depois, tirei as medidas de cada objeto e cada grupo de livros, relembra.

A estrutura externa, feita de freijó linheiro, contrasta com os nichos de laca brilhante cinza-claro, que refletem a iluminação.

O correto é posicionar as fitas de LED na parte superior frontal de cada nicho, para não gerar sombras e facilitar encontrar os livros, ensina a arquiteta.

Estante usada como divisória em quarto com cama de solteiro
Projeto da Kali Arquitetura para um quarto de hóspedes que também é home office - Divulgação

Dupla face

Como manter um quarto de hóspedes, que também é home office, com o mínimo de organização?
Separar os ambientes com uma estante aberta foi a solução criada pelos arquitetos André Accorsi e Ligia Piccini, do escritório Kali Arquitetura, situado em Porto Alegre.

Como o quarto tem uma só janela, desenhamos uma estante vazada que não prejudica a iluminação natural, afima Accorsi.

Fechada, a parte inferior, que mede 1,20 m x 0,30 m, tem portas de armário pintadas de azul para o lado do escritório voltado para o outro ambiente, um nicho aberto cumpre a função de mesinha de cabeceira.

No alto, a estrutura leve de aço carbono pintado de branco tem prateleiras de madeira que não chegam até o teto. No total, a estante possui 2,50 m de altura.

Sala com piso de madeira e parede de tijolinhos, com estante
Estante feita sob medida para casa de roteirista de TV, projetado pela arquiteta Marina Salomão, do Studio Mac - Sidney Doll/Divulgação

Tijolos à vista

O home office da roteirista de TV ocupa um canto da sala, onde a estante feita sob medida é a peça de destaque.

Projetado pela arquiteta Marina Salomão, do Studio Mac, o móvel tem a parte inferior fechada armários de laca vermelha com 50 cm de profundidade servem como apoio para o escritório.

No alto, nichos irregulares de MDF Arauco, na tonalidade elmo suíço, têm 35 cm de profundidade e exibem livros, fotos e outros objetos.

A parede de tijolinhos que fica visível no fundo da estante quebra a monotonia. A porta que dá acesso aos quartos ganhou o mesmo revestimento dos armários e corre por trás da estante, o que dá um ar ainda mais descolado ao projeto, afirma Salomão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.