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Preço é maior atrativo do sedã prisma adaptado para pessoas com deficiência

Depois de dez anos do fim da fabricação do Corsa sedã 1.6 com câmbio automático, carro que foi o xodó das pessoas com deficiência no Brasil por causa do valor competitivo e da comodidade, a Chevrolet, com o seu novo Prisma LT, finalmente deve voltar a agradar esse público.

Detalhes como a ampla abertura das portas para a acomodação da cadeira de rodas e a boa dirigibilidade fazem do novo modelo um veículo indicado a motoristas com alguma dificuldade de mobilidade. Há também ajustes de altura do banco, o que melhora a visibilidade -ainda que o sistema giratório de regulagem não seja amigável para pessoas com menos força nas mãos ou nos dedos.

Bruno Poletti/Folhapress
SAO PAULO, SP, 07.08.2015: - Fotos de Jairo Marques em um Chevrolet Prisma adaptado. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, FSP-SUP-VEICULOS ) ***EXCLUSIVO FOLHA***
O repórter da Folha Jairo Marques com o sedã automático Chevrolet Prisma

O porta-malas espaçoso acomoda sem muita engenharia muletas ou andadores. Outro ponto positivo é o controlador de velocidade de cruzeiro, item de série nas versões automáticas. Esse equipamento mantém o ritmo constante na estrada, sem que seja preciso acionar o acelerador manual.

Talvez o atrativo maior para fazer a opção pelo carro da Chevrolet seja o preço competitivo: com as isenções legais de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (sobre mercadorias e serviços), que são direitos das pessoas com deficiência, o Prisma sedã custa R$ 41,5 mil na versão LT automática.

Para fazer a avaliação do novo Prisma, a Folha usou o comando manual universal de freio e de acelerador instalado e comercializado pela empresa Cavenaghi. O equipamento não promove nenhum tipo de interferência no desempenho do carro.

Bruno Poletti/Folhapress
SAO PAULO, SP, 07.08.2015: - Fotos de Jairo Marques em um Chevrolet Prisma adaptado. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, FSP-SUP-VEICULOS ) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Painel do Prisma adaptado, com alavanca de aceleração e frenagem manual à esquerda

Ao volante, chama a atenção a rápida resposta de aceleração oferecida pelo veículo. Quem está acostumado a sedãs mais caros e silenciosos, como Honda City ou Toyota Corolla, poderá estranhar o barulho do motor Chevrolet nas retomadas.

Também causa algum desconforto a reação do carro em curvas mais fechadas. A sensação é a de estar sendo empurrado levemente para as laterais do banco. No processo de aceleração seguida por uma frenagem rápida, é nítido haver um certo tranco.

Para os que levam em consideração um acabamento irretocável, o Prisma corre risco de ganhar nota baixa. O jeitão mais rústico que a montadora dá a seus carros mais populares está presente.

Outro detalhe que deve ser observado é a posição do botão que liga os faróis, à esquerda no painel. Para acender as luzes, o motorista com deficiência precisa retirar a mão do comando de aceleração e freio, no caso de quem o usa do lado esquerdo.

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