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Híbrido, Toyota Prius roda mais de 20 km com 1 litro de gasolina

O Prius é discreto como um grito de Carnaval. Suas lâmpadas de LED são vistas a centenas de metros, qual uma espaçonave na Marginal Tietê.

A Toyota anseia chamar a atenção para suas tecnologias limpas. O plano é chegar ao ano de 2050 com uma linha de veículos que não emitam poluentes ou, no máximo, tenham sistemas híbridos avançados, como o automóvel em questão.

A nova geração do Prius foi avaliada por mais de mil quilômetros, com direito a um bate-volta entre Rio e São Paulo. Graças à união do motor a gasolina ao elétrico, as médias de consumo sempre ficaram acima de 20 km/l.

Se por fora o Prius parece um inca venusiano, por dentro há o aconchego de um sedã médio Corolla. Os bancos fofos e largos proporcionam viagens relaxadas, com o respaldo de uma suspensão menos dura que antes.

A evolução é percebida também nos acabamentos. O Toyota ganhou luxo na linha 2017, como ajuste lombar elétrico no banco do motorista e sistema de som premium com DVD e TV digital (só exibem imagens com o carro parado).

É preciso pé leve para aproveitar ao máximo o modo elétrico. Em trechos urbanos, a reportagem conseguiu percorrer entre 5 e 6 quilômetros sem que o motor a combustão começasse a funcionar.

Avener Prado/Folhapress
Nova geração do híbrido Toyota Prius, que tem faróis e lanternas com lâmpadas de LED
Nova geração do híbrido Toyota Prius, que tem faróis e lanternas com lâmpadas de LED

Se pisar fundo, gasolina e eletricidade trabalham em prol do desempenho. Não há esportividade, vale dizer. Tal como o sedã médio Corolla, o Prius preza pelo conforto.

O painel mostra gráficos de transferência de energia: do motor a gasolina para o gerador, do gerador para as baterias. É melhor relaxar e não ficar de olho nessa tela, sob o risco de se distrair e bater no carro da frente.

Como os carros híbridos ou elétricos estão isentos dos 35% do imposto de importação, a Toyota consegue trazer o modelo do Japão e vendê-lo a preço competitivo: R$ 126,6 mil. Ainda assim, são R$ 20 mil a mais que o Corolla Altis, um veículo bem menos tecnológico. Em São Paulo, os compradores têm um desconto de 50% no IPVA.

O valor pode ser reduzido no futuro: a montadora pretende produzir seu híbrido no Brasil. A base será a mesma da próxima geração do Corolla, que será apresentada até 2018.

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TOYOTA PRIUS

POTÊNCIA combinada: 123 cv
TORQUE 14,2 kgfm a 3.600 rpm
CÂMBIO automático tipo CVT, de sete marchas
PORTA-MALAS 412 litros
PESO 1.415kg
PNEUS 195/65 R15
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 11,7s
RETOMADA 9,6s
CONSUMO URBANO 22,8 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 20,5 km/l
PREÇO R$ 126,6 mil

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