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Kia Rio chega ao país no início de 2018 com preços a partir de R$ 50 mil

O Kia Rio, enfim, chegará ao Brasil. Após seguidas revisões nos planos, o compacto estará nas lojas no início de 2018, importado do México.

A montadora sul-coreana planeja oferecer versões hatch e sedã com motor 1.6 flex, algo característico em seu segmento. "Traremos modelos com três níveis de acabamento, em condição de brigar com concorrentes", diz José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors no Brasil.

A marca afirma que ainda é cedo para falar de preços, mas é possível calcular que o modelo custará entre R$ 50 mil e R$ 65 mil, faixa de valores em que estão rivais como as versões 1.6 do Ford Fiesta (a partir de R$ 53,7 mil) e do Peugeot 208 (R$ 64,2 mil).

Os valores serão possíveis graças à nova origem do carro, o México, o que permite a chegada de lotes ao Brasil sem cobrança do imposto de importação.

A empresa também aguarda o fim da etapa atual do programa Inovar-Auto, que estabelece uma sobretaxa de 30 pontos percentuais no IPI (imposto sobre produtos industrializados) às importadoras que extrapolam a cota anual de 4.800 carros.

"Se tivéssemos de pagar o IPI adicional, teríamos um belo prejuízo. A cota foi ultrapassada em 2016, e tivemos de pagar R$ 12 mil a mais por unidade do sedã Cerato vendida além do limite", afirma Gandini.

NAS RUAS

Duas unidades do Rio hatch já estão rodando pelo país, em etapa final dos testes de homologação. A versão avaliada em Itu (a 101 km de São Paulo) tem câmbio automático com seis marchas.

A primeira geração foi lançada em 2000, já com o nome que homenageia a capital fluminense. O compacto chega agora à sua quarta atualização, que traz a grade dianteira apelidada de "focinho de tigre", que caracteriza os modelos da Kia.

Os faróis do modelo têm contornos em LED, que funcionam como luz diurna.

O novo Rio tem 4,06 metros de comprimento e espaço suficiente para que quatro adultos se acomodem sem aperto. É 14 cm mais comprido e 4 cm mais largo do que o Hyundai HB20, com quem o compacto da Kia compartilha a plataforma. O modelo é bem equipado, mas não luxuoso. Painel e forrações laterais são feitas de plástico preto, com boa aparência.

O quadro de instrumentos é de fácil leitura, e há sistema de som acionado por meio de teclas no volante.

Todos os modelos serão equipados com ar-condicionado e direção com assistência elétrica. As versões mais caras deverão ter sistema de partida por botão.

Exclusivos deste nível de acabamento topo de linha, há rodas de liga-leve com 16 polegadas, câmera de recuo, abertura de portas sem chave e pedais de alumínio.

BOM DESEMPENHO

As versões do Kia que serão vendidas no Brasil terão motor 1.6 flex (128 cv), o mesmo usado no Hyundai HB20.

O desempenho agrada, principalmente na estrada. O Rio tem aceleração linear, que combina com a suspensão firme, com uma pegada mais esportiva.

As versões importadas para o Brasil deverão ter controle eletrônico de estabilidade e seis airbags. Se o importador conseguir realmente trazê-lo por um preço competitivo, terá chances de fazer frente aos modelos nacionais.

MODELO SEDÃ

De olho no segmento dos sedãs compactos, que tem boa participação nos mercados das Américas e também no Leste Europeu, a Kia acaba de apresentar a versão três volumes do compacto Rio.

O carro foi mostrado pela primeira vez na semana passada, durante a abertura do Salão do Automóvel de Nova York. O evento está aberto ao público até este domingo (23).

O modelo tem o mesmo espaço para ocupantes que a opção curta, mas o porta-malas é cerca de 50% maior: são 500 litros de capacidade.

Enquanto o hatch está confirmado para o início do ano, a versão sedã ainda não tem data definida de lançamento. O mais provável é que as vendas comecem no segundo semestre de 2018.

A lista de concorrentes no país inclui as configurações mais equipadas do Nissan Versa 1.6 (R$ 61,5 mil) e Chevrolet Cobalt 1.8 (R$ 63 mil), além das opções mais em conta do Honda City 1.5 (a partir de R$ 60,9 mil).

O sedã compacto da Kia terá também a concorrência do futuro Volkswagen Virtus. O modelo foi antecipado em uma projeção exibida no Salão do Automóvel de Genebra, há um mês. A montadora alemã já confirmou sua chegada ao Brasil, que deve ocorrer no próximo ano.

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