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Saiba como evitar problemas no carro que só aparecem ao pegar estrada

As férias de julho serão marcadas por mais automóveis nas estradas do país.

Pesquisa feita em sete capitais pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getulio Vargas checou que 28,6% das 2.000 famílias entrevistadas pretendem usar um carro nas próximas viagens, um crescimento de 47% sobre 2016.

Muitos desses veículos rodam diariamente na cidade, mas isso não significa que estejam prontos para ir mais longe. Algumas avarias só se revelam na estrada, em alta velocidade, ou ainda ao passar por trechos esburacados.

"É raro quando o motorista consegue chegar a uma velocidade elevada no meio urbano, mas é andando mais rápido que se percebe o volante trepidando ou o carro 'puxando' para um lado. Isso pode caracterizar desalinhamento ou desgaste dos pneus", diz o gerente de engenharia e tecnologia da rede DPaschoal, Eliel Bartels.

Na cidade, o motorista consegue identificar problemas relacionados à suspensão.

"Incômodos gerados por avarias nas bandejas, pivôs ou amortecedores são mais perceptíveis em baixa velocidade, quando se passa por lombadas ou vias esburacadas", completa Bartels.

Carros que rodam sempre em trechos curtos tendem a ter desgaste prematuro em comparação com os que circulam por rodovias. Engarrafamentos encurtam a vida útil do óleo do motor, das pastilhas de freio e de outras partes mecânicas.

"No trânsito urbano, o motor trabalha em temperaturas variadas, exigindo mais de componentes como a ventoinha. Na estrada, passa-se mais tempo na mesma rotação, e o próprio ar resfria o motor", afirma Francisco Satkunas, engenheiro mecânico e conselheiro da SAE Brasil.

Por isso é importante colocar a revisão em dia, e não deixar para a última hora. "O dono do carro pode ficar refém de uma oficina lotada ou ainda ter de aguardar por uma determinada peça do veículo", afirma Bartels. Ele calcula que o movimento na DPaschoal cresça entre 10% e 15% nessa época.

PROMOÇÕES

Montadoras e lojas fazem ações para incentivar as revisões perto das férias. Até o dia 31 de julho, as inspeções marcadas na rede Chevrolet têm 25% de desconto, a depender da quilometragem e do modelo do carro. Trocas de óleo são anunciadas por a partir de três parcelas de R$ 33.

Na Nissan, a cada R$ 200 em peças, acessórios ou serviços, o cliente ganha um número para concorrer ao sorteio de um jipinho Kicks.

A fabricante japonesa espera aumentar em 8% o fluxo nas oficinas, gerando uma receita adicional de cerca de 12% durante o período da ação, que ocorre em julho.

A Fiat oferece dois pacotes válidos para São Paulo, por meio de ação promovida pela Mopar: alinhamento e balanceamento por a partir de R$ 99 e troca de óleo e filtro a R$ 126.

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Deixe seu carro pronto para viajar

Pneus, fluidos e freios devem ser verificados

1. EM LINHA Trepidações no volante, desgaste irregular dos pneus ou a sensação de que o carro está puxando para um lado são sintomas de que é preciso fazer o serviço de alinhamento e balanceamento das rodas

2. OBSERVAÇÃO As palhetas dos limpadores de para-brisas devem ser testadas. Quando estão ressecadas ou gastas, deixam um rastro que dificulta enxergar a estrada. Aproveite para completar o líquido do reservatório

3. DESGASTE Os pneus tem indicadores que mostram se está na hora de substituí-los: são marcas localizadas no fundo dos sulcos. Se a profundidade nesses pontos for igual ou inferior a 1,6 mm, é preciso trocar o componente

4. PARADINHA Chiados ou pedal "borrachudo" podem indicar problemas nos freios. Não pegue a estrada sem verificar o estado de discos e pastilhas

5. FLUIDOS É possível checar na garagem de casa os níveis de líquido de arrefecimento, óleo do motor e fluido de freio. Nunca faça tais checagens com o carro ligado.
Para que não haja variações na verificação, o carro deve estar com o motor frio (sem ter sido ligado na última hora) e estacionado em superfície plana

6. NA PRESSÃO É importante verificar qual é a pressão recomendada para rodar com o veículo carregado. Os valores estão indicados em etiquetas (junto à porta do motorista ou na tampa do tanque) e no manual do proprietário

7. ILUMINADO Os faróis devem estar com os fachos regulados, sem comprometer o campo de visão do motorista ou atrapalhar os condutores quem vêm no sentido contrário. Teste todas as lâmpadas e peça que alguém confira se as luzes de freio e de ré estão em perfeito estado

8. NO PORTA-MALAS Confira se triângulo, chave de roda e macaco estão no carro

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Deixe seu carro pronto para ficar em casa

1. FRESTAS Se a garagem é fechada, vale deixar os vidros da frente parcialmente abertos. Isso desarma o motor elétrico, e a única coisa que vai gastar bateria é o relógio do veículo. Se puder, não acione alarme ou travas

2. LIGA E DESLIGA Caso o veículo fique parado por muitos dias, o ideal é que alguém fique encarregado de ligá-lo uma vez por semana e deixar o motor funcionando por 15 minutos

3. ENERGIA Não desconecte os cabos da bateria. A prática pode desprogramar vários sistemas e, ao religá-la, o módulo pode até queimar

4. MAIS AR Encha os pneus até uma pressão entre 40 e 50 libras. Isso evita esvaziamento e deformação. Quando voltar de viagem, baixe para a pressão adequada

5. NA CAPA Pinturas são feitas para durar, e o sol não é um grande problema. Mas não dá para esquecer de fezes dos pássaros, frutas ou flores que caem das árvores. Uma capa pode ajudar. Escolha um acessório com respiro para que, em caso de chuva, o vapor não fique "preso" entre a cobertura e a carroceria

Fontes: SAE Brasil e rede DPaschoal

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