Publicidade

Motorista deve conhecer as coberturas do seguro para evitar gastos extras

Ao calcular os valores para renovação do seguro seus carros, a advogada Paola Cabral Cardozo Garcia, 45, descobriu que itens adicionais sugeridos pelas empresas podem encarecer a apólice em até 20%.

"Nossa corretora recomendou contratar apenas as coberturas que realmente se encaixem no nosso perfil e conforme a utilização do veículo", diz a advogada.

Ao filtrar as propostas que recebeu das corretoras, Paola optou por coberturas adicionais que podem se reverter em gastos menores em caso de pequenos acidentes.

"Eu utilizo um veículo importado, com peças mais caras. Por isso, decidi incluir a cobertura completa de vidros, que contempla faróis, lanternas e retrovisores", diz.

Patricia Stavis/Folhapress
Ossada suspeita de ser de João Leonardo da Silva Rocha, morto na ditadura militar, é exumada em Palmas do Monte Alto (BA)
A advogada Paola Cabral Cardozo,45, em um de seus carros

Para o segundo veículo da casa, um modelo nacional, a advogada afirma que escolheu um pacote mais em conta, com carro reserva e assistência 24 horas.

"O consumidor precisa saber diferenciar as coberturas e, muitas vezes, ele considera apenas uma lista de preços comparando as seguradoras. É importante entender qual tipo de seguro está sendo contratado, se é compatível com as necessidades", afirma Eduardo Dal Ri, vice-presidente de auto e massificados da SulAmérica.

Há itens que vão além do carro ou da moto. Tornou-se praxe entre as seguradoras oferecer auxílio-residência, que inclui serviços como eletricista e encanador. Esses pacotes são em geral gratuitos, mas cabe ao consumidor checar se a empresa dá algum desconto caso ele não queira usufruir desse "bônus".

CARTÃO DE CRÉDITO

Outra prática que vem ganhando mercado é a utilização de cartões de crédito vinculados à seguradora.

Em geral, as empresas oferecem descontos na renovação da apólice e também mais facilidades no pagamento da franquia em caso de sinistro, quando o cliente utiliza o seu cartão. É uma forma de tentar fidelizar o consumidor.

No entanto, essa opção só é vantajosa se a empresa tiver o preço mais vantajoso na hora de renovar o seguro. Por isso, é importante que o consumidor peça diferentes cotações ao corretor.

Com o crescimento do mercado, surgiram outras modalidades, como as proteções veiculares parciais (não cobrem roubo, por exemplo) que atendem a quem tem carros com mais de 15 anos de uso e está mais preocupado com assistência mecânica.

Há também a cobertura oferecida por cooperativas, mas esse é um modelo de negócio não reconhecido pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), que não tem, portanto, autorização para funcionar. Isso pode virar um problema na hora de pedir indenização.

Para verificar se a empresa contratada está regulamentada e, consequentemente, autorizada a vender seguros, basta a pessoa realizar uma pesquisa no site da Susep (susep.gov.br).

*

QUESTÃO DE PERFIL

Extras na apólice de seguro devem ser contratados de acordo com tipo de uso do veículo

Vidros (para-brisa, janelas laterais e traseira)
Vale contratar se... Roda muito em estradas, onde a probabilidade de ter um para-brisa trincado é maior
Não vale contratar se... Roda somente nos finais de semana e dentro da cidade

Assistência 24 horas
Vale contratar se... Circula muito com o carro à noite, em deslocamentos rodoviários
Não vale contratar se... Prefere utilizar serviços oferecidos em garantia pela fabricante do carro ou por cartões de crédito

Acessórios
Vale contratar se... Gosta de colocar mais equipamentos no veículo do que os originais de fábrica
Não vale contratar se... Já adquire o veículo com os todos os itens desejados

Guincho com quilometragem ilimitada
Vale contratar se... Trabalha com o carro ou viaja muito com a família para lugares distantes
Não vale contratar se... O raio de rodagem de veículo não ultrapassa mais do que a quilometragem previamente definida pela seguradora

Carro reserva
Vale contratar se... Depende do veículo para tarefas do dia a dia e não pode ficar a pé
Não vale contratar se... É bem atendido pelo transporte público ou tem outro veículo

Franquia reduzida (parte paga pelo cliente em caso de reparo)
Vale contratar se... Histórico de utilização frequente do seguro (mais de uma vez por ano) nos últimos contratos
Não vale contratar se... O valor do seguro ficar 1/3 mais caro do que o valor com franquia normal

Alagamento
Vale contratar se... Roda ou estaciona em locais onde há possibilidade de ficar parado no meio da água em caso de temporal
Não vale contratar se... Usa pouco o carro e não estaciona em vagas na rua

Lucros cessantes
Vale contratar se... Caso utilize o carro para trabalhar, como taxistas. O motorista receberá o valor equivalente ao lucro diário durante o período sem carro
Não vale contratar se... Não utiliza o carro para trabalho

Fontes: Porto Seguro, SulAmérica e corretoras de seguro

Publicidade
Publicidade
Publicidade