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Espaçosos, novos sedãs de Fiat e Volks chegam juntos às lojas

Os sedãs compactos Fiat Cronos e Volkswagen Virtus começam a ser vendidos no Brasil em fevereiro. Os carros foram avaliados em suas configurações mais equipadas, ambas com câmbio automático de seis marchas.

Os concorrentes se equivalem em equipamentos de série, mas há muitas diferenças na parte mecânica.

O Virtus Highline 1.0 TSI (128 cv) custa R$ 80 mil. Seu motor turbo é o mesmo usado no hatch compacto Polo, o que é garantia de bom desempenho com baixo consumo. Já o Cronos, que não teve preços divulgados, traz o 1.8 (139 cv) que equipa diversos carros da linha Fiat, além do Jeep Renegade.

A Volkswagen aposta tudo nas versões turbinadas. Segundo Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da montadora, as opções TSI devem responder por 80% do total das vendas.

A Fiat não fala em mix, mas enfatiza a decisão de investir num segmento de boas vendas no Brasil. "Em 2017, os sedãs compactos só ficaram atrás dos hatches pequenos no total de emplacamentos, vendem mais que SUVs", diz o diretor de marca da Fiat, Herlander Zola.

O visual dos concorrentes agrada. O Cronos é mais chamativo e tem identidade própria, com diferenças em relação ao hatch Argo. Para-choques, grade frontal em formato de colmeia e filetes cromados são exclusivos.

A dianteira do Virtus, entretanto, é idêntica à do Polo. As mudanças do sedã estão do meio para trás e, embora suas linhas sejam específicas para o modelo, lembram as de outros carros do grupo Volkswagen, como Jetta e Audi A4.

COMPRIDO

Em tamanho, o Virtus é superior. Tem 12 cm a mais de comprimento e maior distância entre eixos: 2,65 m contra 2,52 m do Cronos. O espaço traseiro para as pernas é melhor no Volkswagen, mas o porta-malas do Fiat é um pouco maior –525 litros ante os 521 do rival.

Na prática, ambos acomodam quatro adultos altos com conforto -com direito a saída de ventilação traseira no Virtus– e dão conta de levar muitas bagagens.

O nível de acabamento é semelhante. Os sedãs não oferecem material de toque macio no painel nem qualquer revestimento de tecido nas portas traseiras.

A ergonomia é satisfatória nos dois modelos compactos, assim como o campo de visão para o motorista.

A posição de dirigir é mais elevada no Cronos, que tem a calibração de suas suspensões um pouco mais voltada para maciez, mas sem comprometer a estabilidade em curvas. Ambos têm controles de tração e de estabilidade.

O desempenho do sedã Fiat é satisfatório. O motor 1.8 flex garante boas acelerações e retomadas de velocidade, mas médias de consumo apenas razoáveis. Com etanol, faz 7,2 km/l na cidade e
9,2 km/l na estrada, segundo os padrões do Inmetro. Em breve, os números serão aferidos no teste Folha-Mauá.

O Virtus consome menos combustível. Na cidade, os dados do Inmetro indicam médias de 7,8 km/l com álcool em trechos urbanos e de 10,2 km/l nas rodovias.

SOM

O isolamento acústico da cabine dos dois lançamentos merece ser destacado. A 120 km/h no Cronos, só se ouve o som do vento passando pelos retrovisores, enquanto o conta-giros estaciona nas 2.500 rpm (rotações por minuto). No Virtus, nem o ruído do vento incomoda os ocupantes nessa mesma velocidade.

De série, ambos oferecem direção elétrica, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante multifuncional com aletas para trocas de marcha sequenciais, controlador de velocidade e duas entradas USB, entre outros itens.

Só o Virtus disponibiliza quatro airbags de série, assim como ar-condicionado digital. Apenas o Cronos, porém, conta com tela multimídia de sete polegadas em todas as versões. Itens como bancos de couro e câmera de ré são opcionais nos dois sedãs.

Em breve, Fiat e Volks terão novos concorrentes. O novo Honda City estreia em abril e, logo depois, chega o Kia Rio. No fim do ano, será a vez do Toyota Yaris sedã.

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VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE

Motor dianteiro, transversal, turbo, flex, 999 cm3, 3 cilindros, 12 válvulas

potência 128 cv (e) 115 cv (g) a 5.500 rpm
torque 20,4 kgfm (e/g) entre 2.000 rpm e 3.500 rpm
câmbio automático, de seis marchas
suspensão independente tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
porta-malas 521 litros
pneus 205/50 R17
peso 1.192 quilos
comprimento 4,48m
largura 1,75m
altura 1,47m
distância entre as rodas traseiras e dianteiras 2,65m

FIAT CRONOS PRECISION AT6

Motor dianteiro, transversal, flex, 1.747 cm3, 4 cilindros, 16 válvulas
potência 139 cv (e) 135 cv (g) a 5.750 rpm
torque 19,3 kgfm (e) e 18,8 kgfm (g) a 3.750 rpm
câmbio automático,de seis marchas
suspensão independente tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
porta-malas 525 litros
pneus 195/55 R16
peso 1.271 quilos
comprimento 4,36m
largura 1,72m
altura 1,51 m
distância entre rodas traseiras e dianteiras 2,52m

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