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Fechada há três anos, fábrica nacional da Honda começa a produzir em 2019

A Honda vai começar a produzir carros em Itirapina (a 215 quilômetros de São Paulo) a partir de janeiro de 2019. O anúncio foi feito nesta terça (3) pelo presidente da empresa na América do Sul, Issao Mizoguchi.

A fábrica, que é resultado de um investimento de R$ 1 bilhão anunciado em 2013, está pronta desde 2015. Contudo, a montadora adiou os planos de inauguração devido à crise, que reduziu pela metade a venda de carros no Brasil.

A unidade de Itirapina tem capacidade para produzir 120 mil veículos carros por ano em dois turnos. A montadora previa que 3.500 empregos diretos seriam gerados na nova linha de produção, mas agora haverá transferência da mão de obra e das linhas de montagem que hoje estão em Sumaré (a 121 quilômetros de São Paulo), sem novas contratações.

"O plano original era continuar com a produção em Sumaré e dobrar a capacidade com Itirapina. Mas devido ao cenário econômico, não conseguiremos encher as duas fábricas. O que faremos é transferir a fabricação e também funcionários, o que será feito em etapas", diz o presidente da montadora.

O primeiro modelo produzido na nova unidade será o compacto Fit.

De acordo com Issao Mizoguchi, a Honda estima que os segmentos em que atua no país devem crescer, em média, 5% em 2018. Os preços dos carros da marca partem de R$ 58,7 mil (Honda Fit DX com câmbio manual).

Hoje, a montadora trabalha em dois turnos e com horas extras. Em 2017, a empresa produziu cerca de 140 mil automóveis em Sumaré. Trabalhando no mesmo esquema, Itirapina poderá fabricar até 150 mil unidades, pelos cálculos da empresa.

Segundo a Honda, a produção que hoje ocorre na fábrica de Sumaré será transferida gradualmente para a nova planta. O processo será concluído em 2021.

NOVA ORDEM

Ainda de acordo com a montadora, Sumaré irá concentrar a produção de motores e partes plásticas, além de continuar sendo a sede administrativa da Honda na América do Sul.

Além do Fit, a montadora japonesa produz no Brasil os automóveis Civic, City, HR-V e WR-V.

Em 2013, ano em que a construção da nova fábrica foi anunciada, foram vendidos 3,8 milhões de veículos no Brasil. Em 2015, ano em que a produção deveria ter começado, foram emplacadas 2,6 milhões de unidades. No ano seguinte, nova queda: 2,05 milhões de licenciamentos.

Houve reação em 2017 (2,2 milhões de unidades vendidas), e os números também são positivos em 2018. As vendas cresceram 9,7% em março na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo a Fenabrave (entidade que representa as distribuidoras de veículos).

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