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Mercedes mais barato do Brasil passa pelo teste Folha-Mauá

O volante do Mercedes CLA 180 não tem forração de couro ou apliques prateados. Seu aro preto emborrachado poderia estar em um carro simples, mas a estrela cromada de três pontas confirma a origem nobre do sedã produzido na Hungria.

É o automóvel zero-quilômetro mais em conta da marca à venda no Brasil. Custa R$ 137,9 mil e disputa espaço com Honda Civic 1.5 turbo (R$ 124,9 mil) e Toyota Corolla 2.0 Altis (R$ 118,8 mil).

Dirlei Dias, gerente sênior de vendas da Mercedes-Benz do Brasil, diz que a estratégia de agora remete a 2015, quando a empresa lançou versões mais em conta de seus carros para conquistar mercado.

"O paladar não volta atrás. Depois que o cliente entra para a marca, vai querer permanecer e depois comprar um modelo ainda melhor, que vai ser deixado na porta do restaurante pelo manobrista. São valores que não conseguimos medir, mas fazem diferença", afirma Dias.

Para o consumidor que valoriza o status, o CLA não decepciona. A carroceria de estilo cupê é pura ostentação, com janelas estreitas e detalhes cromados.

Os LEDs usados nos faróis e nas lanternas deixam claro que se trata de um Mercedes, seja de dia ou à noite.

O deslumbre dura até se abrir a porta e encontrar o volante sem forração de couro. Quem espera pompa e circunstância vai se decepcionar com a cabine de plásticos e tecidos escuros. Para compensar, a tela do sistema de som causa boa impressão.

Para custar menos, o Mercedes não traz regulagens elétricas dos bancos nem sensores de estacionamento por todos os lados. Há câmera de ré, e isso basta.

Ao acionar o botão de partida, as qualidades de um carro premium sobressaem. Não há vibrações, e o ronco do motor se limita a um ronronar abafado.

A potência do 1.6 turbo a gasolina está limitada a 122 cv. São 36 cv a menos que o disponível no CLA 200, que custa R$ 40 mil a mais e tem tecnologia flex.

Contudo, a diferença não foi sentida na pista de testes. O CLA 180 foi meio segundo mais rápido na prova de aceleração de zero a 100 km/h e andou junto da versão mais forte nas retomadas.

Em movimento, o Mercedes revela-se mais esportivo do que confortável. É um tanto duro, está distante de flutuar sobre o asfalto como um Classe E –que custa R$ 200 mil a mais. Aí se aplica a lógica de perpetuação da marca: o cliente adquire um, mas sonha com outro.

FICHA TÉCNICA - MERCEDES-BENZ CLA 180

Preço: R$ 137,9 mil
Motor: Dianteiro, transversal, a gasolina, turbo, 1.595 cm³
Potência: 122 cv a 5.000 rpm (rotações por minuto)
Torque: 20,4 kgfm a 1.200 rpm
Transmissão: Tração dianteira, câmbio automático de sete marchas
Peso: 1.430 quilos
Porta-malas: 470 litros
Pneus: 225/45 R17
Aceleração: (0 a 100 km/h) 9s
Retomada: (80 a 120 km/h) 6,9s
Consumo urbano: 10,2 km/l
Consumo rodoviário: 15,5 km/l
Comprimento: 4,64 metros
Entre-eixos: 2,70 metros
Largura: 1,78 metro
Altura: 1,43 metro

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