Publicidade

Novo Yaris, da Toyota, empata com Honda City em teste

Ivan Ribeiro/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 28.01.18 1h O que vai bombar no Carnaval 2018 nas ruas. Denny Azevedo, 34, e Ricardo Don, 31, artistas, no Academicos do Baixo Augusta. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, COTIDIANO)
Honda City EXL (à esq.) e Toyota Yaris XLS são as versões mais completas de suas linhas; ambos têm motores 1.5 que podem ser abastecidos com etanol ou gasolina

O Toyota Yaris é aguardado no Brasil há tempos. Quando sua chegada era dada como certa, há seis anos, a marca japonesa optou pelo Etios, que demorou para decolar em vendas. Enfim, chegou a vez do modelo intermediário da marca japonesa.

A primeira versão a passar pelo teste Folha-Mauá é a XLS sedã, que custa R$ 80 mil. Ao seu lado está o Honda City, que estreou no mercado em 2010. É a versão compacta da rivalidade que domina o segmento de carros médios, Corolla versus Civic.

Os carros avaliados têm câmbios automáticos do tipo CVT, que simulam sete marchas, e motores 1.5 flex.

O Honda oferece 6 cv a mais de potência, o que faz pouca diferença nas medições de desempenho: a vantagem do City nas medições é sempre inferior a meio segundo.

No consumo, melhor para o Yaris. A média rodoviária de 18,7 km/l com gasolina se destaca entre os sedãs, atrás somente dos 19,3 km/l registrados pelo Volkswagen Virtus 1.6 com caixa manual.

O City passou por algumas mudanças desde que foi lançado. A última remodelação estreou em abril, quando a versão testada EXL (R$ 83,4 mil) recebeu faróis com luzes de LED. Há seis airbags nessa opção, mas falta adicionar os controles de tração e de estabilidade, já presentes no Honda Fit e no rival Yaris.

O Toyota é menor, mas não menos espaçoso. A arquitetura da cabine permite receber bem passageiros no banco traseiro, embora o City seja ligeiramente superior se for preciso levar cinco ocupantes.

Um detalhe ergonômico prejudica a experiência ao volante do Yaris: não há regulagem de profundidade da coluna de direção. É mais difícil achar uma boa posição, sempre parece que os braços estão esticados, ou as pernas, mais encolhidas que o desejável.

Ao oferecer melhor acomodação para o motorista, o City aproxima-se de um sedã médio. Seria ainda melhor caso o isolamento acústico fosse mais caprichado –o barulho do vento e do conjunto de transmissão incomodam na estrada, e o mesmo ocorre com o Toyota.

Embora fique devendo em comodidade para o motorista, o Yaris XLS é superior em equipamentos de série.

Além das forrações de couro e do ar-condicionado digital, igualmente presentes no Honda, o modelo mais completo dessa linha Toyota oferece teto solar com abertura elétrica, sensor de chuva e sete airbags (dois frontais, quatro laterais e um para proteger o joelho do motorista em caso de colisão).

Os sistemas de som e conectividade de ambos atendem às expectativas do segmento, com telas sensíveis ao toque e fácil conexão com celulares dos sistemas Android ou iOS (linha Apple). Trazem também sistema de navegação por GPS.

O equilíbrio entre qualidades e pontos fracos dos sedãs compactos de origem japonesa leva a um empate. O City EXL é superior em dirigibilidade e desempenho, enquanto o Yaris XLS oferece mais equipamentos de série por preço menor.

Nas lojas, as versões mais completas de City e Yaris enfrentam a concorrência dos recém-lançados Volkswagen Virtus TSI Highline (R$ 80 mil) e Fiat Cronos 1.8 Precision automático (R$ 70 mil).

*

Toyota Yaris XLS

Preço: R$ 80 mil
Motor: dianteiro, transversal, flex, 1.496 cm³
Potência: 110 cv (e) e 105 cv (g) a 5.600 rpm
Torque: 14,9 kgfm (e) e 14,3 kgfm (g) a 4.000 rpm
Transmissão: tração dianteira, câmbio automático tipo CVT com sete marchas
Peso: 1.150 quilos
Porta-malas: 473 litros
Pneus: dianteiros 185/60 R15
Aceleração: (0 a 100 km/h) 11,6s (e) e 12,7s (g)
Retomada: (80 a 120 km/h) 8,5s (e) e 8,9 (g)
Consumo urbano: 8,9 km/l (e) e 11,3 km/l (g)
Consumo rodoviário: 14,2 km/l (e) e 18,7 km/l (g)
Comprimento: 4,43 metros
Entre-eixos: 2,55 metros
Largura: 1,73 metro
Altura: 1,49 metro

Honda City Exl

Preço: R$ 83,4 mil
Motor: dianteiro, transversal, flex, 1.497 cm³
Potência: 116 cv (e) e 115 cv (g) a 6.000 rpm
Torque: 15,3 kgfm (e/g) a 4.800 rpm
Transmissão: tração dianteira, câmbio automático tipo CVT com sete marchas
Peso: 1.135 quilos
Porta-malas: 536 litros
Pneus: dianteiros 185/55 R16
Aceleração: (0 a 100 km/h) 11,9s (e) e 12,3s (g)
Retomada: (80 a 120 km/h) 8,4s (e) e 8,7 (g)
Consumo urbano: 8,5 km/l (e) e 11,1 km/l (g)
Consumo rodoviário: 13,9 km/l (e) e 17 km/l (g)
Comprimento: 4,46 metros
Entre-eixos: 2,60 metros
Largura: 1,70 metro
Altura:1,49 metro

Publicidade
Publicidade
Publicidade