Publicidade

Salão do Automóvel

No Salão de Los Angeles, BMW mostra carro com bancos 'touch screen'

A BMW mostra no Salão do Automóvel de Los Angeles o conceito iNext, definido como o futuro da marca por seus executivos. O carro, que tem estilo fora de estrada, entra em produção em 2021 e manterá parte das tecnologias exibidas no protótipo.

Visto de perto, parece uma versão ampliada do compacto elétrico i3, tendo inclusive as portas traseiras que se abrem no sentido oposto das dianteiras.

A solução dificulta o acionamento –é preciso abrir primeiro a dianteira para depois destravar a de trás–, mas amplia o vão de acesso ao interior.

O veículo foi pensado de dentro para fora com a ambição de ser um lugar agradável para se estar, diz Matthias Junghanns, que atua na área de design da BMW.

A forração do banco traseiro é feita de tecido inteligente. Ao passar os dedos, surgem desenhos formados por pontos luminosos. É como se o assento se transformasse em uma tela de smartphone.

As imagens se traduzem em comandos, é possível escolher uma música ou pular de faixa por meio dos rabiscos no estofado. As luzes se apagam logo após a ordem ser escrita.

Junghanns explica que será o usuário do carro que definirá qual ícone será utilizado para cada comando. Ele diz que o objetivo é tornar a relação com a máquina e suas tecnologias algo mais natural.

O padrão de tecido escolhido para a apresentação parece o recorte de uma pintura impressionista, com tons de verde, azul e cinza claro.

O i-Next é movido a eletricidade. Stefan Juraschek, chefe da divisão de veículos elétricos da BMW, afirma que até ser lançado, os sistemas e as baterias já terão atingido um nível de desenvolvimento que possibilitará o compartilhamento de plataformas com redução de custos, maior flexibilidade e menos peso.

Para o consumidor, isso representará preços mais baixos –o que não quer dizer que será uma pechincha– e maior autonomia.

A próxima geração de carros elétricos, afirma Juraschek, poderá rodar cerca de 700 quilômetros até que seja necessário fazer uma recarga.

Divulgação
Interior do conceito BMW i-Next tem banco com tecido que permite desenhar comandos no estofamento

A bateria do iNext é dividida em células e instalada sob o assoalho, na parte central do carro.

A flexibilidade dessa plataforma permite aumentar o número dessas células e montá-las em posições diferentes de acordo com o tipo de carroceria.

A eletrificação dos carros é um caminho sem volta. O executivo da BMW mostra em um gráfico as exigências ambientais na Europa, nos EUA e na China e as diferentes necessidades dos motoristas nesses locais, o que obriga as marcas a oferecerem veículos elétricos, híbridos e com motores convencionais ao mesmo tempo.

O iNext tem tecnologias de condução autônoma, com sensores e câmeras que permitem rodar e estacionar sem a intervenção do motorista.

Os processadores do carro calculam os riscos a partir das imagens e das informações enviadas por GPS.

Em um cruzamento, o carro "enxerga" o movimento adiante, seja de pedestres ou de outros carros que fazem conversões adiante. O veículo só entra em movimento novamente ao detectar que não há riscos de colisão ou de atropelamento.

Além de frear e acelerar por conta própria, o conceito da BMW pode fazer ultrapassagens sozinho. Contudo, é necessário que o motorista esteja o tempo todo em seu posto.

Os sistemas autônomos e de interatividade disponíveis dependem da chegada da internet 5G às cidades, o que está previsto para ocorrer em 2019 nos Estados Unidos e na Europa, segundo a BMW.

O jornalista viajou a convite da BMW do Brasil

Publicidade
Publicidade
Publicidade