Publicidade

Salão do Automóvel

Carro a gasolina rivaliza com elétrico no Salão do Automóvel de Los Angeles

Carros elétricos deixaram de ser as principais atrações na edição 2018 do Salão do Automóvel de Los Angeles. A feira, aberta ao público até o dia 9 de dezembro, apresenta também esportivos de luxo e utilitários gigantes, em dia com as preferência dos americanos.

As marcas tentam manter o equilíbrio: se exibem um grande lançamento a gasolina, apresentam também um conceito que não emite fumaça.

É o que ocorre na BMW, que mostra o iNext ao lado do X7. O primeiro é elétrico, mas o segundo usa motores a combustão e turbinados. Em comum, a carroceria com estilo fora de estrada.

Para Stefan Juraschek, chefe da divisão de veículos elétricos da BMW, as montadoras precisarão oferecer veículos elétricos, híbridos e a gasolina ao mesmo tempo, para atender a diferentes demandas e mercados. Por isso, as plataformas terão de ser compartilhadas, para reduzir custos.

A Volkswagen também coloca lado a lado automóveis elétricos e com motor a combustão. Uma dupla de Kombis deve ser um dos pontos altos do evento.

A mais nova chama-se ID Buzz Cargo. Após uma carga completa, é capaz de rodar cerca de 500 quilômetros, segundo a fabricante. É a versão de trabalho do modelo, com carroceria furgão, sem janelas traseiras. Seu lançamento está previsto para 2022.

A Kombi antiga foi produzida em 1954 e tem motor a gasolina refrigerado a ar. Está em perfeito estado.

Em um espaço externo do salão, a Porsche exibe o novo 911. O esportivo fecha as celebrações de 70 anos da marca e chega ao Brasil em 2019. A oitava geração do carro tem 450 cavalos de potência e sistema de segurança que melhora a aderência em pisos molhados.

Entre os carros mais convencionais, há dois lançamentos que chegarão ao Brasil.

O principal é o sedã Toyota Corolla, que recebe nova plataforma e possibilidade de ter sistema híbrido, que combina gasolina e eletricidade. O modelo será produzido no Brasil e chegará entre 2020 e 2021.

A outra estreia aguardada no mercado nacional é a terceira geração do modelo sul-coreano Kia Soul.

Os faróis fininhos deixam o compacto com ares de carro conceito, mas esse já é o modelo definitivo, vendido em versões com motor a gasolina ou elétrico.

O jornalista viajou a convite da BMW do Brasil

Publicidade
Publicidade
Publicidade