Publicidade

Carros populares leves dominam testes de aceleração e consumo em 2018

Divulgação
Renault Kwid foi o compacto 1.0 mais econômico no Ranking Folha-Mauá 2018
Renault Kwid foi o compacto 1.0 mais econômico no Ranking Folha-Mauá 2018

Os automóveis compactos que obtiveram os melhores resultados nos testes Folha-Mauá 2018 têm motor 1.0 flex. Chevrolet Prisma Joy, Renault Kwid e Volkswagen Virtus levaram vantagem na avaliação, que envolveu 93 modelos. O resultado se deve ao baixo peso ou ao uso do turbo nesses carros.

A evolução é percebida na comparação com antecessores que também passaram pelas provas. Desde 1996, o desempenho e o consumo dos carros à venda no Brasil são verificados pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia.

Em 2008, o Renault Sandero com motor 1.6 (95 cv) conseguia percorrer 7,6 quilômetros na cidade com um litro de etanol e chegava aos 100 km/h em 13,8 segundos.

Hoje, o popular Kwid 1.0, que tem 20 cv a menos de potência, é pouco inferior em desempenho e vai mais longe: sua média urbana é de 12 km/l.

Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina, afirma que o projeto do Kwid tinha, desde o início, o objetivo de oferecer desempenho com baixo consumo de combustível.

A equação foi resolvida com materiais leves usados na construção e no acabamento. O modelo popular pesa 786 kg na versão Intense (R$ 42 mil) -269 kg a menos do que o Sandero de 2008.

A evolução do sedã Virtus em comparação ao Volkswagen Polo 2.0 GT de dez anos atrás também é expressiva.

O modelo antigo era considerado um esportivo com seu motor flex de 120 cv, mas a prova de aceleração de 0 a 100 km/h foi cumprida nos mesmos 10,4s do carro atual, que tem motor 1.0 turbo (128 cv).

No consumo, o Volkswagen Polo GT registrou a média urbana de 7,5 km/l com etanol. O Virtus roda mais: 9,8 km/l na cidade com o mesmo combustível no tanque.

As melhorias ocorrem por necessidade. Além de os consumidores estarem mais exigentes, as marcas precisam atender a normas ambientais. A cada mudança na legislação, é preciso reduzir as emissões de poluentes e de CO₂ (gás carbônico).

As marcas desenvolvem tecnologias para poupar combustível e fazem mudanças que são percebidas no uso cotidiano do carro. Há menos paradas no posto para reabastecer.

No Chevrolet Prisma Joy, vencedor em três provas de consumo, o segredo está na evolução do motor e do câmbio. A base é a mesma do 1.0 VHC que equipava o Corsa Classic em 2008, mas o carro atual é capaz de percorrer 16,6 quilômetros na estrada com um litro de etanol, enquanto a média rodoviária do antecessor era de 12,1 km/l.

Um novo salto evolutivo deve ocorrer entre 2019 e 2020. Com a aprovação do programa de incentivo Rota 2030, as marcas precisarão aumentar a eficiência de seus automóveis para obter benefícios fiscais e melhorar a rentabilidade. As mudanças serão refletidas nos futuros testes de consumo e desempenho.

Confira todos os resultados:

Legenda
M - câmbio manual
A - câmbio automático

POPULARES (1.0 SEM TURBO)

Aceleração (etanol) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Renault Kwid (M) - 13,8
2) Ford Ka (M) - 14,1
3) Chevrolet Prisma Joy (M) - 14,9

Aceleração (gasolina) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Renault Kwid (M) - 14,4
2) Ford Ka (M) - 14,6
3) Chevrolet Prisma Joy (M) - 15,3

Retomada (etanol) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Renault Kwid (M) - 15,4
2) Chevrolet Prisma Joy (M) e Ford Ka (M) - 15,7
3) Hyundai HB20 (M) - 16,1

Retomada (gasolina) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Chevrolet Prisma Joy (M) - 16,1
2) Ford Ka (M) - 16,2
3) Renault Kwid (M) - 16,7

Consumo urbano (etanol), em km/l
1) Renault Kwid (M) - 12
2) Chevrolet Prisma Joy (M) - 9,9
3) Ford Ka (M) - 9,8

Consumo urbano (gasolina), em km/l
1) Renault Kwid (M) - 15,6
2) Chevrolet Prisma Joy (M) e Volkswagen Gol (M) - 15,5
3) Hyundai HB20 (M) - 13,7

Consumo rodoviário (etanol), em km/l
1 Chevrolet Prisma Joy (M) - 16,6
2 Renault Kwid (M) - 15
3 Hyundai HB20 (M) - 14,2

Consumo rodoviário (gasolina), em km/l
1) Chevrolet Prisma Joy (M) - 21,2
2) Renault Kwid (M) - 19,1
3) Ford Ka (M) - 18,8

COMPACTOS (HATCHES E SEDÃS)

Aceleração (etanol) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Volkswagen Virtus 1.0 TSI (A) - 10,4
2) Ford Ka 1.5 (A) e Volkswagen Gol 1.6 (M) - 11
3) Fiat Cronos Precision 1.8 - 11,1

Aceleração (gasolina) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Volkswagen Virtus 1.0 TSI (A) - 11,2
2) Volkswagen Virtus 1.6 (M) - 11,3
3) Volkswagen Gol 1.6 (M) - 11,4

Retomada (etanol) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Volkswagen Virtus 1.0 TSI (A) - 7,4
2) Volkswagen Voyage 1.6 (A) - 8
3) Toyota Yaris XS 1.5 hatch (A) - 8,1

Retomada (gasolina) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Volkswagen Virtus 1.0 TSI (A) - 7,9
2) Volkswagen Voyage 1.6 (A) e Honda City 1.5 EXL (A) - 8,7
3) Toyota Yaris XS 1.5 hatch (A) - 8,8

Consumo urbano (etanol), em km/l
1) Chevrolet Onix LTZ 1.4 (M) - 10,1
2) Volkswagen Virtus 1.0 TSI (A) - 9,8
3) Volkswagen Virtus 1.6 (M) - 9,1

Consumo urbano (gasolina), em km/l
1) Chevrolet Onix LTZ 1.4 (M) - 14,5
2) Fiat Cronos Drive 1.3 (M) - 14
3) Toyota Yaris XS 1.5 hatch (A) - 13

Consumo rodoviário (etanol), em km/l
1) Fiat Cronos Drive 1.3 (M) - 14,8
2) Volkswagen Virtus 1.0 TSI (A) - 14,6
3) Toyota Yaris XLS 1.5 sedã (A) - 14,2

Consumo rodoviário (gasolina), em km/l
1) Chevrolet Onix LTZ 1.4 (M) e Fiat Cronos Drive 1.3 (M) - 19,6
2) Volkswagen Virtus 1.6 (M) e Volkswagen Gol 1.6 (M) - 19,3
3) Toyota Yaris XS 1.5 hatch (A) e Volkswagen Gol 1.6 (A) - 19,1

UTILITÁRIOS COMPACTOS A GASOLINA OU FLEX

Aceleração (etanol) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Citroën C4 Cactus 1.6T Shine (A) - 7,9
2) Honda HR-V 1.8 EXL (A) - 11,1
3) Ford EcoSport 2.0 Storm (A) - 11,5

Aceleração (gasolina) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Citroën C4 Cactus 1.6T Shine (A) - 8,3
2) Honda HR-V 1.8 EXL (A) - 11,5
3) JAC T40 1.6 (A) e Ford EcoSport 2.0 Storm (A) - 12,1

Retomada (etanol) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Citroën C4 Cactus 1.6T Shine (A) - 5,1
2) Honda HR-V 1.8 EXL (A) - 7,7
3) Ford EcoSport 2.0 Storm (A) - 8,8

Retomada (gasolina) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Citroën C4 Cactus 1.6T Shine (A) - 5,3
2) Honda HR-V 1.8 EXL (A) - 7,9
3) Ford EcoSport 2.0 Storm (A) - 9

Consumo urbano (etanol), em km/l
1) Fiat Strada 1.4 Working (M) - 9,2
2) Jeep Renegade 1.8 (M) - 8,6
3) Chery Tiggo 2 Action 1.5 (M) - 8

Consumo urbano (gasolina), em km/l
1) Fiat Strada 1.4 Working (M) - 13,2
2) JAC T40 1.6 (A) - 12,7
3) Jeep Renegade 1.8 (M) - 11,4

Consumo rodoviário (etanol), em km/l
1) Fiat Strada 1.4 Working (M) - 13,7
2) Honda HR-V 1.8 EXL (A) - 12,4
3) Jeep Renegade 1.8 (M) - 11,6

Consumo rodoviário (gasolina), em km/l
1) Fiat Strada 1.4 Working (M) - 18,7
2) Chery Tiggo 2 Action 1.5 (M) e Ssangyong Tivoli 1.6 (A) - 16,6
3) Citroën C4 Cactus 1.6T Shine (A) - 16,3

HATCHES E SEDÃS MÉDIOS

Aceleração (etanol) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Citroën C4 Lounge 1.6T Shine (A) - 8,8
2) Volkswagen Golf 1.4T Highline (A) - 9,1
3) Volkswagen Golf 1.0T Comfortline (A) - 10,8

Aceleração (gasolina) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Citroën C4 Lounge 1.6T Shine (A) e Volkswagen Golf 1.4T Highline (A) - 9,3
2) Volkswagen Golf 1.0T Comfortline (A) - 11,5

Retomada (etanol) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Citroën C4 Lounge 1.6T Shine (A) e Volkswagen Golf 1.4T Highline (A) - 5,9
2) Volkswagen Golf 1.0T Comfortline (A) - 7,5

Retomada (gasolina) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Citroën C4 Lounge 1.6T Shine (A) e Volkswagen Golf 1.4T Highline (A) - 6
2) Volkswagen Golf 1.0T Comfortline (A) - 8,2

Consumo urbano (etanol), em km/l
1) Volkswagen Golf 1.4T Highline (A) - 8,4
2) Volkswagen Golf 1.0T Comfortline (A) - 8
3) Citroën C4 Lounge 1.6T Shine (A) - 7,5

Consumo urbano (gasolina), em km/l
1) Volkswagen Golf 1.4T Highline (A) - 11,8
2) Volkswagen Golf 1.0T Comfortline (A) - 10,6
3) Citroën C4 Lounge 1.6T Shine (A) - 10,4

Consumo rodoviário (etanol), em km/l
1) Volkswagen Golf 1.0T Comfortline (A) - 13,5
2) Volkswagen Golf 1.4T Highline (A) - 13
3) Citroën C4 Lounge 1.6T Shine (A) - 12,5

Consumo rodoviário (gasolina), em km/l
1) Volkswagen Golf 1.4T Highline (A) - 17,8
2) Citroën C4 Lounge 1.6T Shine (A) - 17,4
3) Volkswagen Golf 1.0T Comfortline (A) - 16,9

UTILITÁRIOS MÉDIOS E GRANDES A GASOLINA OU FLEX

Aceleração (etanol) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Mercedes GLA 200 1.6T (A) - 9,2
2) Tiguan Allspace 1.4T (A) - 9,5
3) Toyota Hilux SRV 2.7 (A) - 13,1

Aceleração (gasolina) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Porsche Macan GTS (A) - 5
2) Volvo XC60 T8 (A) - 5,5
3) Audi SQ5 3.0T (A) - 5,7

Retomada (etanol) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Mercedes GLA 200 1.6T (A) - 6,8
2) Tiguan Allspace 1.4T (A) - 7,2
3) Toyota Hilux SRV 2.7 (A) - 11,3

Retomada (gasolina) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Porsche Macan GTS (A) - 3,6
2) Audi SQ5 3.0T (A) - 3,8
3) Volvo XC60 T8 (A) - 4,1; e Porsche Cayenne V6 (A) - 4,1

Consumo urbano (etanol), em km/l
1) Mercedes GLA 200 1.6T (A) - 7,8
2) Tiguan Allspace 1.4T (A) - 7
3) Toyota Hilux SRV 2.7 (A) - 5,1

Consumo urbano (gasolina), em km/l
1) Lexus NX300H (A) - 14,7
2) Mercedes GLA 200 1.6T (A) - 11,5
3) Volvo XC60 T8 (A) - 11,4

Consumo rodoviário (etanol), em km/l
1) Mercedes GLA 200 1.6T (A) - 11,4
2) Tiguan Allspace 1.4T (A) - 11,3
3) Toyota Hilux SRV 2.7 (A) - 8,5

Consumo rodoviário (gasolina), em km/l
1) Mercedes GLA 250 2.0T (A) - 16,9
2) Mercedes GLA 200 1.6T (A) - 16,3
3) BMW X2 2.0T (A) - 15,9

UTILITÁRIOS A DIESEL

Aceleração - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Volkswagen Amarok V6 - 8
2) Range Rover Sport 3.0 (A) - 8,1
3) Ssangyong Korando (A) - 10

Retomada - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Range Rover Sport 3.0 (A) - 5,6
2) Volkswagen Amarok V6 - 6
3) Ssangyong Korando (A) - 7,4

Consumo urbano, em km/l
1)Range Rover Sport 3.0 (A) - 9,9
2) Volkswagen Amarok V6 - 8,5
3) Ssangyong Korando (A) e Chevrolet S10 2.8 Midnight (A) - 8,3

Consumo rodoviário, em km/l
1) Chevrolet S10 2.8 Midnight (A) - 13,9
2) Ssangyong Korando (A) - 13,8
3) Volkswagen Amarok V6 - 13,5

PERUAS E MINIVANS

Aceleração (etanol) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Volkswagen Golf Variant 1.4T - 9,3
2) Chevrolet Spin Activ 1.8 - 11,8
3) Chevrolet Spin LTZ 1.8 - 12

Aceleração (gasolina) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Citroën C4 Grand Picasso 1.6T - 9,3
2) Volkswagen Golf Variant 1.4T - 9,5
3) Kia Carnival 3.3 V6 (A) - 9,9

Retomada (etanol) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Volkswagen Golf Variant 1.4T - 5,9
2) Chevrolet Spin Activ 1.8 - 9,5
3) Chevrolet Spin LTZ 1.8 - 9,7

Retomada (gasolina) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Volkswagen Golf Variant 1.4T - 6,2
2) Citroën C4 Grand Picasso 1.6T - 6,4
3) Kia Carnival 3.3 V6 (A) - 8,3

Consumo urbano (etanol), em km/l
1) Volkswagen Golf Variant 1.4T - 8,6
2) Chevrolet Spin LTZ 1.8 - 7,1
3) Chevrolet Spin Activ 1.8 - 6,9

Consumo urbano (gasolina), em km/l
1) Chevrolet Spin LTZ 1.8 - 11,5
2) Volkswagen Golf Variant 1.4T - 11,1
3) Chevrolet Spin Activ 1.8 - 10,9

Consumo rodoviário (etanol), em km/l
1) Volkswagen Golf Variant 1.4T - 13,1
2) Chevrolet Spin LTZ 1.8 - 12,1
3) Chevrolet Spin Activ 1.8 - 11,9

Consumo rodoviário (gasolina), em km/l
1) Volkswagen Golf Variant 1.4T - 17,6
2) Chevrolet Spin LTZ 1.8 - 17
3) Chevrolet Spin Activ 1.8 - 16,4

Consumo rodoviário (etanol), em km/l
1) Volkswagen Golf Variant 1.4T - 13,1
2) Chevrolet Spin LTZ 1.8 - 12,1
3) Chevrolet Spin Activ 1.8 - 11,9

Consumo rodoviário (gasolina), em km/l
1) Volkswagen Golf Variant 1.4T - 17,6
2) Chevrolet Spin LTZ 1.8 - 17
3) Chevrolet Spin Activ 1.8 - 16,4

LUXO

Aceleração (gasolina) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Porsche Panamera Hybrid (A) - 4,5
2) Toyota Camry 3.5 XLE (A) - 6,9
3) Mercedes C200 1.5 EQ Boost (A) - 8,5

Retomada (gasolina) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Porsche Panamera Hybrid (A) - 3,2
2) Toyota Camry 3.5 XLE (A) - 4,6
3) Mercedes C200 1.5 EQ Boost (A) - 6

Consumo urbano (gasolina), em km/l
1) Mercedes C200 1.5 EQ Boost (A) - 10,4
2) Mercedes CLA 180 1.6T (A) - 10,2
3) Toyota Camry 3.5 XLE (A) - 6,1

Consumo rodoviário (gasolina), em km/l
1) Mercedes C200 1.5 EQ Boost (A) - 16,7
2) Mercedes CLA 180 1.6T (A) - 15,5
3) Toyota Camry 3.5 XLE (A) - 9,9

ESPORTIVOS

Aceleração (gasolina) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Ford Mustang 5.0 GT (A) - 4,4
2) Chevrolet Camaro SS (A) - 4,6
3) Jaguar F-Type 2.0T (A) - 6,2

Retomada (gasolina) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Ford Mustang 5.0 GT (A)- 2,7
2) Chevrolet Camaro SS (A) - 2,9
3) Volkswagen Golf GTI (A) - 3,8

Consumo urbano (gasolina), em km/l
1) Honda Civic SI 1.5T (A) - 12,4
2) Volkswagen Golf GTI (A) - 10,9
3) Jaguar F-Type 2.0T (A) - 7

Consumo rodoviário (gasolina), em km/l
1) Honda Civic SI 1.5T (A) - 18,3
2) Volkswagen Golf GTI (A) - 16,1
3) Jaguar F-Type 2.0T (A) - 13,1

Publicidade
Publicidade
Publicidade