Publicidade

Jipinhos e picapes roubam espaço de sedãs entre os carros mais vendidos

Os modelos com estilo fora de estrada se destacaram nas vendas em 2018. Dos 20 mais emplacados, sete são utilitários esportivos ou picapes.

O Jeep Compass foi o líder entre os SUVs, com 60.284 unidades comercializadas no ano passado. O dado é da Fenabrave, entidade que representa as distribuidoras de veículos.

Em 2008, apenas dois automóveis com características off-road (suspensão mais firme, carroceria elevada) figuravam no top 20: o jipinho urbano Ford EcoSport e a picape compacta Fiat Strada.

Os sedãs perderam espaço. Apenas Toyota Corolla e Chevrolet Prisma figuraram entre os 20 mais vendidos de 2018.

Em 2008, a lista incluía sete modelos desse segmento: além de Prisma e Corolla, havia Chevrolet Corsa Classic, Fiat Siena, Honda Civic, Ford Fiesta Sedan e Renault Logan.

Os líderes de mercado continuam sendo os compactos populares. Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka foram os três primeiros colocados do ano passado.

Em 2008, o pódio foi ocupado por Volkswagen Gol, Fiat Palio e Fiat Uno.

O ano de 2018 terminou com 2,57 milhões de veículos emplacados. O número divulgado pela Fenabrave soma carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões. Houve crescimento de 14,6% em relação a 2017.

Publicidade
Publicidade
Publicidade