A chinesa GAC ocupa um lugar de destaque no Salão do Automóvel de Detroit. Seus carros estão expostos em um estande próximo aos das gigantes americanas Ford, General Motors e FCA Fiat Chrysler.
Em um passado não muito distante, marcas chinesas que se aventuraram no evento americano exibiam seus carros em cercadinhos no hall de acesso ao pavilhão principal.
A GAC aproveita a ausência de marcas tradicionais —Mercedes, BMW, Audi e Porsche não vieram ao salão— para anunciar que chega aos EUA em 2020. O primeiro carro vendido será o utilitário esportivo GS8.
O estande está repleto de atendentes americanos que conhecem bem os produtos. Basta abrir a porta de algum dos carros para que alguém se disponha a passar informações.
Eric é o responsável pelo GS8. Ele explica que a marca quer se expandir para muitos mercados e que os EUA é um dos principais alvos, junto com o Oriente Médio. O Brasil não está na lista de países que foi passada ao atendente.
O GS8 em exposição mistura forrações de couro preto e detalhes de plástico marrom que imitam madeira. Os faróis com LEDs têm prolongamentos sobre os para-lamas.
O utilitário chinês tem tração 4X4. Um seletor giratório permite ajustar a suspensão de acordo com o tipo de terreno adiante. O sistema é semelhante ao usado pela inglesa Land Rover em seus SUVs.
A tela de cristal líquido do sistema multimídia tem 10 polegadas. O equipamento concentra os sistemas de som e de navegação do GS8.
No material divulgado em Detroit, a GAC não menciona qual é o motor utilizado pelo seu utilitário, provavelmente com receio de ser mal vista pelo público americano.
Na Ásia, o GS8 é movido por um 2.0 turbo com 200 cv de potência. Carros de seu porte nos EUA costumam receber opções V6 sob o capô.
A GAC expõe ainda o conceito Entranze, minivan futurista que é completamente diferente dos carros atuais da marca. Suas portas são corrediças e há forrações de couro claro e madeira -de verdade- no interior.
O jornalista viajou a convite da Ford