Publicidade

Salão do Automóvel

Compactos revelam o futuro da mobilidade elétrica em Genebra

Os carros elétricos que dominarão as ruas na próxima década se materializam no Salão do Automóvel de Genebra, aberto ao público até o dia 17. São compactos que surgem em suas formas finais, embora ainda
chamados de conceitos.

Os veículos exibidos na mostra suíça estão sendo desenvolvidos para atingir grandes volumes de vendas. Só assim será possível reduzir os custos de produção e, por
consequência, os preços.

A prioridade das marcas é atender ao mercado europeu, onde as metas de redução de emissões de poluentes e gás carbônico estão prestes a entrar em uma fase inatingível para automóveis com motores movidos a gasolina ou a diesel. O Honda e-Prototype se encaixa nessa nova era.

O compacto de origem japonesa pode rodar 200 quilômetros até precisar de uma recarga e é apresentado como alternativa para centros urbanos. Menor que o Honda Fit, o protótipo tem desenho que remete à primeira geração do Civic, modelo que nasceu compacto na década de 1970 e foi crescendo com o passar dos anos.

Estilo retrô é também característica do Fiat Centoventi, um conceito elétrico que resgata as linhas retas dos modelos Uno e Panda. O nome faz alusão ao aniversário da montadora italiana, que completa 120 anos em julho.

A Fiat define seu protótipo como uma tela em branco: é possível configurá-lo de diferentes formas, as peças da carroceria são desmontáveis.

Até a autonomia pode ser escolhida pelo comprador. A proposta é que o carro saia de fábrica com uma bateria capaz de fornecer energia para percorrer 100 km, mas o proprietário pode adquirir um pacote adicional que permite rodar 500 km.

Enquanto Fiat e Honda guardam segredo sobre as datas de lançamento de seus compactos elétricos, a espanhola Seat confirma a produção do el-Born, sua principal atração em Genebra.

O modelo utiliza a nova plataforma do grupo Volkswagen para veículos eletrificados. As primeiras unidades do el-Born chegarão às lojas europeias em 2020.

Segundo a Seat, o novo elétrico terá 204 cv de potência e será capaz de ir do 0 aos 100 km/l em 7,4 segundos. Caso o número se confirme, seu desempenho será equivalente ao do Golf GTI, que tem motor 2.0 turbo a gasolina (230 cv).

A mesma plataforma do el-Born serve de base para o I.D. Buggy, conceito praiano da Volkswagen. A montadora não confirma se irá colocá-lo no mercado, mas o modo de propulsão que não emite fumaça combina com
a natureza dos litorais.

O compacto elétrico mais ousado do salão de Genebra é o Citroën Ami One. Seu nome remete a um antigo carro da marca francesa, mas o saudosismo para por aí.

O Ami do futuro tem 2,50 metros de comprimento (1,44 metro a menos que o C3) e dois lugares. Sua proposta é atender a outra tendência do momento: o compartilhamento urbano de veículos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade