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Volkswagen T-Cross 1.0 turbo se destaca por baixo consumo de combustível

Desde que chegou às lojas, o Volkswagen T-Cross tem feito a concorrência se mexer. A Honda tratou de lançar a versão turbo do HR-V, a Hyundai trouxe novos itens tecnológicos para o Creta e a Nissan apresentou a série especial UEFA Champions League do Kicks. São formas de reconhecer o valor do novo rival.

Para saber se o recém-lançado jipinho urbano é digno de tanta preocupação, a versão intermediária Comfortline 1.0 TSI passou pelo teste Folha-Mauá.

Seu preço sugerido pela fabricante parte de R$ 99.990, valor que inclui câmbio automático, seis airbags, controles de estabilidade, ar-condicionado digital e sistema de som com tela sensível ao toque, entre outros itens.
Ao entrar na cabine, vem a sensação de se estar em um utilitário médio devido ao espaço disponível. Mas basta observar o acabamento simples, semelhante ao do hatch Polo, para entender que se trata de um compacto.

O T-Cross testado trazia interior com detalhes em bronze e forrações semelhantes a couro, que harmonizavam com a carroceria azul-marinho. Essa combinação elevou o preço em R$ 3.350.

O motor turbo flex de 128 cv, combina bem com o carro. O desempenho foi equivalente ao de concorrentes com motores 1.6 ou 1.8, mas as médias de consumo foram melhores no Volks. Na estrada, com gasolina, o veículo atingiu a marca de 18,6 km/l.

O convívio com o carro revelou pontos fortes como a posição ao volante e a suspensão, cuja firmeza compensa a altura do modelo. O T-Cross também se destaca por ser silencioso e ter direção leve, pontos que aumentam a percepção de conforto na cidade.

Contudo, pelo preço cobrado, o acabamento desse Volkswagen deveria ser mais caprichado. O Hyundai Creta 2.0 Prestige (R$ 105 mil) e o Honda HR-V 1.8 EXL (R$ 111,9 mil) conseguem transmitir melhor a impressão de se estar em automóveis que custam mais de R$ 100 mil.

Mas falta aos concorrentes um motor tão eficiente quanto o 1.0 TSI. O Creta 2.0 flex, que tem 38 cv a mais de potência, foi apenas um segundo mais rápido que o T-Cross na prova de aceleração e perdeu em consumo, com média de 14,4 km/l na estrada, com gasolina.

As qualidades do Volkswagen esbarram na demora em chegar às lojas. A marca alemã foi a penúltima entre as grandes fabricantes a entrar no segmento de utilitários compactos. Agora só falta a Toyota lançar seu jipinho urbano, o que ainda não tem data para acontecer.

Por ter estreado depois, o T-Cross tem de disputar a atenção com rivais consolidados no mercado. O efeito novidade não é suficiente para torná-lo o mais vendido da categoria, embora tenha qualidades para figurar no topo do ranking.

Os líderes dosegmento em 2019 são os Jeep Renegade e Compass. O Nissan Kicks aparece na terceira posição, seguido por Honda HR-V e Hyundai Creta.

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