Descrição de chapéu Coronavírus

Limpeza com álcool em gel pode manchar peças da cabine do carro

Em tempos de coronavírus, saiba quais produtos são indicados para higienizar cada parte do veículo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a montadora chinesa Chery apresentou uma tecnologia para barrar vetores capazes de transmitir doenças. Tratam-se de filtros de ar bactericidas, que passam a equipar a nova geração do utilitário esportivo Tiggo 7.

Por enquanto, a solução oriental é apenas uma curiosidade ainda distante do Brasil, mas nem mesmo esse recurso seria capaz de garantir 100% de proteção.

O contágio do novo coronavírus pode ocorrer pelo toque das mãos no rosto após contato em superfícies contaminadas, o que possibilita o acesso do vírus às vias respiratórias. Portanto, os cuidados com a higiene devem se estender aos automóveis.

Entretanto, antes de sair borrifando álcool em gel pela cabine, o usuário do veículo deve saber que há materiais sensíveis a esse produto.

Nikolas Varandas, da empresa de limpeza Sofisticar, explica que há produtos específicos para higienizar as partes plásticas do interior, mas, na falta de um, é possível utilizar limpadores multiúso.

"O álcool 70° pode danificar os plásticos, deixá-los com aspecto esbranquiçado", afirma o especialista.

Os estofamentos de couro —ou de material sintético similar— são mais fáceis de higienizar. Willian Tamara, diretor de operações da Dr. Sofá, afirma que pode ser usado detergente neutro pouco abrasivo para fazer a higienização.

Bancos de tecido também podem ser higienizados com sabão neutro aplicado com pano umedecido, tomando cuidado para não encharcar.

Se isso acontecer, Willian diz que será necessário usar um aspirador extrator com alta potência, equipamento profissional.

Uma limpeza mais profunda das forrações da cabine deve ser feita a cada seis meses no caso de um veículo particular, aconselha o especialista da Dr. Sofá. No caso de carros usados para trabalho, o prazo deve ser reduzido para intervalos de 90 dias.

Para os motoristas de táxi ou de aplicativos, o maior problema é higienizar o automóvel entre uma corrida e outra. A Uber afirma em seu site que disponibiliza recursos para ajudar a manter os carros limpos, priorizando as cidades mais atingidas pela pandemia.

A solução mais prática é oferecer álcool em gel para os passageiros poderem desinfetar as mãos após acionar as maçanetas do veículo. Outra recomendação é rodar com as janelas abertas.

O uso do ar-condicionado nos dias de hoje não é recomendado, principalmente nos veículos usados para trabalhar. Se o filtro de cabine estiver muito sujo, pode causar crises alérgicas facilmente confundidas com os sintomas de contaminação pelo novo coronavírus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.