Kia Cerato supera Civic e Corolla em teste de sedãs asiáticos

Carro foi mais rápido do que seus concorrentes em teste de arrancada e retomada

São Paulo

O novo Kia Cerato chegou sem fazer alarde. Com apenas 225 unidades vendidas no primeiro trimestre, está distante dos líderes Toyota Corolla e Honda Civic, ambos de origem japonesa. Na pista, contudo, é o sedã sul-coreano que anda na frente.

As versões 2.0 mais equipadas dos três modelos passaram pelo teste Folha-Mauá, que mede consumo e desempenho dos carros. As provas foram realizadas em circuito fechado antes da quarentena.

Os carros são equipados com airbags frontais e laterais, ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, bancos com forração que imita couro e botão de partida.

Carro vermelho em pista
Cerato SX, versão mais equipada do Kia Cerato, tem bancos de couro com aquecimento - Divulgação

O Cerato SX começou a surpreender no trânsito urbano. As arrancadas deram uma prévia do que viria na pista. Com 167 cv de potência, o Kia foi do 0 aos 100 km/h em 9,5s, sendo cerca de um segundo mais rápido do que os concorrentes. A diferença se repetiu nas provas de retomada.

O carro sul-coreano cresceu e, enfim, pode ser visto como um autêntico sedã médio. Além de menor, a geração anterior oferecia apenas motor 1.6 flex (128 cv).

Embora tenha acabamento correto para seu preço (R$ 105 mil), o Cerato SX tem forrações e mostradores mais simples que os vistos nos rivais.

O Corolla Altis Premium é o mais equipado e econômico desse comparativo. A opção 2.0 tem 177 cv e câmbio automático do tipo CVT, que simula dez marchas. Na estrada, com gasolina, fez a média de 21,7 km/l, novo recorde entre os sedãs médios.

O sedã da Toyota é o único a ter faróis com LEDs nos dois fachos. Também tem o melhor pacote de segurança do segmento, com sistema de frenagem autônomo e controlador adaptativo de velocidade (aumenta e reduz a velocidade de acordo com o trânsito). Para ter tudo isso, é preciso pagar R$ 130,4 mil.

A linha 2020 do Civic manteve os 155 cv e o câmbio do tipo CVT que simula sete marchas, mas trouxe atualizações no visual e novos equipamentos. Vendida por R$ 114,1 mil, a versão EXL ganhou saídas de ar para o assento traseiro.

Hoje, o Civic é o segundo colocado em vendas do segmento, com 4.855 unidades emplacadas no primeiro trimestre. O Corolla lidera: foram 12.088 licenciamentos no período, segundo a Fenabrave (entidade que representa distribuidoras de veículos).

Kia Cerato SX 2.0 Flex​

Potência 157 cv (g) e 167 cv (e) a 6.200 rpm
Torque 19,2 kgfm (g) e 20,66 kgfm (e) a 4.700 rpm
Câmbio Automático, seis marchas
Pneus 205/60 R16
Peso 1.283 kg
Porta-malas 520 litros
Aceleração (0 a 100 km/h) 10,4s (g) e 9,5s (e)
Retomada (80 km/h a 120 km/h) s 6,7 (g) e 6,2s (e)
Frenagem (80 km/h a 0) 34,9 m
Consumo urbano 9,7 km/l (g) e 9,7 km/l (e)
Consumo rodoviário 17,1 km/l (g) e 12,9 km/l (e)

Honda Civic EXL 2.0 Flex

Potência 150 cv (g) e 155 cv (e) a 6.300 rpm
Torque 19,3 kgfm (g) e 19,5 kgfm (e) a 4.800 rpm
Câmbio Automático tipo CVT, sete marchas
Pneus 215/50 R17
Peso 1.291 kg
Porta-malas 519 litros
Aceleração (0 a 100 km/h) 11,3s (g) e 10,7s (e)
Retomada (80 km/h a 120 km/h) s 7,5 (g) e 7,1s (e)
Frenagem (80 km/h a 0) 31,7 m
Consumo urbano 10 km/l (g) e 6,6 km/l (e)
Consumo rodoviário 18,7 km/l (g) e 13,8 km/l (e)

Toyota Corolla Altis 2.0 Flex

Potência 169 cv (g) e 177 cv (e) a 6.600 rpm
Torque 21,4 kgfm (g/e) a 4.400 rpm
Câmbio Automático tipo CVT, 10 marchas
Pneus 225/45 R17
Peso 1.405 kg
Porta-malas 470 litros
Aceleração (0 a 100 km/h) 10,9s (g) e 10,3s (e)
Retomada (80 km/h a 120 km/h) s 6,6 (g) e 6,2s (e)
Frenagem (80 km/h a 0) 34,6 m
Consumo urbano 11,7 km/l (g) e 9,8 km/l (e)
Consumo rodoviário 21,7 km/l (g) e 16,5 km/l (e)

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