Novos carros terão painel 3D e acesso a aplicativos de delivery

Montadoras lançam modelos com sistemas multimídia de última geração e wi-fi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Carros continuam sendo lançados, apesar da quarentena imposta pela pandemia de coronavírus. Quando o comércio voltar a algo semelhante à normalidade, os consumidores encontrarão recursos tecnológicos inéditos.

As novidades estarão em modelos com potencial para alcançar grandes volumes de vendas, algo fundamental para um setor em crise, e terão foco na conectividade.

A primeira a apresentar um avanço foi a Fiat, com a picape Strada 2021. O modelo, que deveria ter chegado às lojas em abril, será o primeiro carro nacional capaz de parear o celular aos sistemas Carplay e Android Auto sem necessitar de um fio. A conexão será via bluetooth.

Sistema multimídia Volks Play, que emite alertas para o motorista
Sistema multimídia Volks Play, que emite alertas para o motorista -  Divulgação

A tela colorida vai exibir informações e aplicativos disponíveis no smartphone do motorista. Entretanto, será preciso ter um cabo para recarga do telefone: o utilitário compacto não tem sistema de carregamento por indução incorporado à cabine.

Na Volkswagen, a central multimídia Volks Play permitirá agendar a revisão na tela. O sistema estará conectado à rede concessionária em tempo real. Há também alertas sobre problemas no carro. Quando a informação aparece no monitor, basta o motorista clicar no ícone para receber informações.

A montadora tem parcerias com empresas de estacionamento, aplicativos de delivery, livrarias virtuais, sistemas de navegação e aplicativos de música. Os serviços são baixados no equipamento e exibidos na tela sensível ao toque. A conexão com a internet é feita por meio do smartphone do proprietário.

O primeiro modelo da marca alemã a receber a novidade será o Nivus, cujo lançamento está previsto para junho.

O acesso aos aplicativos da Volks Play fica bloqueado quando o carro está em movimento, por segurança. Nessa condição, algumas funções ainda se mantêm disponíveis por comando de voz.

A Chevrolet continua a investir no wi-fi a bordo. O Chevrolet Tracker, que foi lançado virtualmente em abril, é o primeiro utilitário compacto a trazer esse recurso. A montadora promete um sinal de maior intensidade para quem estiver com seus gadgets ligados ao carro via bluetooth. Até sete aparelhos podem ser conectados dos ao mesmo tempo.

O chip da operadora de telefonia já vem no carro, mas é preciso contratar um plano para acessar as funções.

Na Peugeot, a novidade estará diante dos olhos do motorista. A segunda geração do hatch 208, que deve chegar ao mercado nacional no início do segundo semestre, trará um painel digital com efeito 3D.
Vídeos da marca divulgados na Europa mostram imagens divididas em primeiro e segundo planos, com destaque para o velocímetro quando o carro está em movimento.

Segundo a Peugeot, as informações são projetadas como um holograma. O motorista pode configurar a distribuição delas no mostrador digital.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.