Publicidade

Reforma expande cozinha, que ganha ilha multifuncional

Divididas por uma parede, a cozinha e a copa deste apartamento de 350 metros quadrados em Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo) eram pequenas para as ambições da moradora, chef que gosta de preparar refeições com os amigos.

Para aumentar o espaço, o primeiro passo da reforma foi quebrar a parede, o que deixou o ambiente com 24 metros quadrados.

No centro do cômodo, a arquiteta Alessandra Riera, do escritório RAP Arquitetura, responsável pela obra, projetou uma ilha dividida em duas partes.

O móvel é metade de pedra e metade de laminado que imita madeira, mais fácil de limpar do que o material natural.

A parte de pedra abriga o fogão, e a de laminado funciona como mesa e apoio para pratos. Acima da ilha, prateleiras servem de suporte para utensílios e panelas.

A combinação de cores –azul escuro e madeira– é parte da identidade visual do apartamento, que tem os mesmos tons na sala. "Queríamos que o espaço mostrasse vida e aconchego", afirma a arquiteta.

Para poder fazer uma mudança tão grande no cômodo, os pontos de gás, iluminação, água e esgoto foram trocados, assim como todos os revestimentos. "Não sobrou nada de antes", diz.

Publicidade
Publicidade
Publicidade