Publicidade

Reforma em apartamento renova decoração com peças de antiquário

Antes da reforma, a decoração dessa sala de estar de 70 metros quadrados de um apartamento em Higienópolis (zona oeste de São Paulo) não fazia jus à amplitude do cômodo, ligado ao hall de entrada e a outra sala.

Bancos separavam o ambiente do hall, e os sofás eram pequenos para o espaço, segundo a arquiteta Barbara Jalles, responsável pela reforma do apartamento.
No novo projeto, ela propôs trocar o móvel por um sofá de canto, que aumenta o número de assentos.

A mesa de centro da casa antiga foi complementada por mesas laterais garimpadas em antiquários. "O contraste de estilos deu um toque divertido ao espaço", afirma Barbara.

As cortinas escuras bloqueavam a luz do sol e eram pesadas para o espaço. Elas foram substituídas por persianas e xales de linho, que mesmo fechados deixam a claridade entrar.

Duas paredes da sala também ganharam um painel de madeira pau ferro, no qual foi instalada uma televisão. "O cômodo ficou sofisticado e confortável", diz.

No hall de entrada, a arquiteta optou por deixar o espaço livre para garantir a integração dos ambientes.

Já na sala de visitas, um sofá de três lugares foi trocado por quatro cadeiras de couro verde, também compradas em antiquário.

O cômodo ainda ganhou detalhes em estilo industrial, como a mesa de centro, os nichos vazados de cimento e as vigas aparentes, que já estavam na decoração anterior.

Na sala de jantar, além de trocarem a mesa e cadeiras, instalaram um aparador pintado no mesmo tom da parede. "Isso garantiu uniformidade e o aspecto limpo do ambiente".

Como os moradores estavam no apartamento durante a reforma, nenhuma grande mudança estrutural foi feita. O projeto levou 10 meses para ser concluído.

Publicidade
Publicidade
Publicidade