Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2012 - 18h09

Críticos da economia mundial, ativistas não veem problema com grandes empresas

Publicidade

ALEXANDRE ARAGÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Representantes dos movimentos Occupy Wall Street e Acampada del Sol, na Espanha, e a blogueira síria Leila Nachawati falaram a jornalistas durante entrevista coletiva na Campus Party. Um debate entre os ativistas é a principal atração do dia, às 16h, no palco principal do evento.

Declaradamente contra as atuais formas de governo e a estrutura econômica do mundo, os ativistas não veem problema em participar da Campus Party, que tem entre seus patrocinadores diversas empresas de grande porte. A Folha patrocina a Campus Party.

Joel Silva/Folhapress
Da esquerda para a direita, os ativistas Charles Lenchner, do Occupy Wall Street, Leila Nachawati, blogueira sírio-espanhola, e Olmo Gálvez, da Acampada del Sol
Da esquerda para a direita, os ativistas Charles Lenchner, do Occupy Wall Street, Leila Nachawati, blogueira sírio-espanhola, e Olmo Gálvez, da Acampada del Sol

"Usamos o Facebook para disseminar nossas ideias, e ela é uma das empresas mais más do mundo", disse Olmo Gálvez, representante da Acampada del Sol. "Se eu não pudesse falar mal da Telefônica [principal patrocinadora do evento], não teria aceitado o convite", completou Leila.

Segundo Charles Lenchner, do Occupy Wall Street, a principal preocupação não é com as empresas e, sim, com a política. "Temos que ter certeza de que [grandes corporações] não controlem nosso governo e nossas leis."

TECNOLOGIA COMO PROTAGONISTA

Apesar de serem diretamente ligados a redes sociais, os três movimentos só foram possíveis por causa de uma base consolidada entre as pessoas, acredita a blogueira síria. "É bastante ofensivo aos protestantes nas ruas quando dizem que a tecnologia é a protagonista", disse. "Não é como um videogame, há gente morrendo de verdade."

Os três participantes do debate concordaram que a grande mudança que a tecnologia proporcionou foi permitir que a informação flua livremente. "A internet fez com que os cidadãos pudessem determinar o que é discutido na mídia", disse Lenchner, do Occupy Wall Street.

"Muita gente da esquerda latinoamericana acha que é uma boa ideia apoiar ditaduras porque elas são contra o 'império'", disse Leila. Graças à internet, diz ela, é possível que essas pessoas saibam como é a realidade na Síria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página