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Afetada pela crise mundial, feira alemã IFA para de crescer
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BRUNO ROMANI
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM
A organização da IFA, uma das majores feiras de eletrônicos da Europa, anunciou que o evento quase não cresceu em relação ao ano passado.
A área total ocupada pela feira é de 142.200 m2 (1,4% maior do que o ano passado). O número de expositores continua o mesmo: 1.439 de 60 países.
Em 2008, a procura por espaço na feira havia crescido 17% e, desde então vem caindo. Em 2009 e 2010, foi de 9%. Em 2011, o número foi 4%. Em 2012, será de 1,4%. A organização espera que o número permaneça inalterado até o ano que vem.
A procura por espaço de exibição é um dos indicadores usados pela organização para medir o sucesso do evento.
A estagnação reflete o mercado de eletrônicos, que este ano deve crescer apenas 2%, segundo Rainer Hecker, presidente do conselho da organização da IFA.
"A feira é influenciada pela crise mundial", disse ele. A organização esperava bater os números do ano passado.
Entre as tendências do evento estão TVs com conectividade (e que interagem com tablets e smartphones), aparelhos 3D e resolução 4k para televisores.
O jornalista Bruno Romani viajou a convite da Philips
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