Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2012 - 10h25

Falha na plataforma Java torna 1 bilhão de computadores vulneráveis

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma brecha de segurança do programa Java permite que pessoas mal-intencionadas instalem código malicioso, como vírus, em praticamente todos os computadores Mac e Windows em que o software está instalado --cerca de 1 bilhão de máquinas.

Reprodução
Logotipo do Java
Logotipo do Java

Têm a falha as versões Java 5, Java 6 e Java 7. Todas as versões do Windows estão sujeitas à brecha, assim como computadores com o sistema da Apple OS X 10.6 (Snow Leopard) ou mais novo.

A descoberta foi feita pela firma polonesa de antivírus Security Explorations e inicialmente divulgada pelo site "Computerworld" nesta quarta (26).

A Oracle, dona do Java, disse à empresa de segurança que eliminará a falha em uma atualização ("update") futura, mas não disse a data. Segundo o "Computerworld", a próxima atualização trimestral do Java está marcada para o dia 16 de outubro.

Usuários do Java para celulares e tablets não estão expostos a esse erro.

Por meio da brecha seria possível a instalação de programas como vírus para o roubo de informações privadas, incluindo números de cartão de crédito.

O Java é uma plataforma utilizada para aplicações de segurança de bancos, por exemplo, funcionando como uma espécie de programa satélite do navegador. Também é empregado em jogos e outros tipos de interface (não confundir com a linguagem de desenvolvimento web Javascript).

Tornou-se propriedade da Oracle quando esta adquiriu a empresa que o fornecia, a Sun Microsystems, em 2009.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página