Facebook dará menos destaque para posts com chamadas 'apelativas'
O Facebook anunciou nesta segunda-feira (25) que vai reduzir a frequência de chamadas apelativas que os usuários veem no feed de notícias.
A partir de hoje, publicações como "A lição de vida deste professor vai partiu o seu coração e fazer você chorar" não receberão mais tanto destaque.
Até então, esse tipo de conteúdo costumava ficar no topo do feed, pois tinha muitos cliques. Mas, segundo a rede social, as pessoas preferem chamadas que "as ajudam a decidir se querem ler uma história completa" antes mesmo de clicar o link –em vez de chamadas "pouco informativas".
Reprodução | ||
"Upworthy", um dos sites mais populares que apostam em posts curtos e chamadas sentimentais |
Para avaliar os links, o Facebook vai se basear no tempo gasto pelas pessoas fora da rede social, lendo uma história. O número de interações (opções "curtir", comentários e compartilhamentos), comparado ao de cliques quando elas retornam, também vai influenciar a aparição das histórias.
"Não queremos que esse tipo de conteúdo tire a atenção das coisas que as pessoas realmente querem ver no Facebook", escreveu a empresa em seu blog oficial.
"Click-baiting" [isca de cliques] é o nome da técnica utilizada para chamar a atenção do leitor com chamadas apelativas. Ganhou destaque nos últimos anos com o site "Upworthy", que aposta em publicações curtíssimas com títulos sentimentais.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade