Amazon empresta US$ 1 bi a lojistas para impulsionar vendas em seu site
Alex Wroblewski/The New York Times | ||
Cliente me nova loja física da Amazon, inaugurada em maio em Manhattan |
A Amazon.com aumentou empréstimos para lojistas que estão buscando expandir seus negócios no site da empresa, disse Peeyush Nahar, vice-presidente da Amazon Marketplace, na quarta-feira (7).
A gigante de comércio eletrônico distribuiu mais de US$ 1 bilhão em pequenos empréstimos a vendedores nos últimos 12 meses, ante mais de US$ 1,5 bilhão de 2011 a 2015, disse Nahar.
Segundo ele, os vendedores usaram o dinheiro para aumentar seus estoques ou itens de descontos na Amazon.
Mais de 20 mil pequenos negócios receberam crédito da Amazon e mais da metade pegou um segundo empréstimo, disse a empresa.
Os empréstimos variam de US$ 1 mil a US$ 750 mil, com taxas de juros de 6% a 14%.
Credores tradicionais têm evitado pequenos lojistas desde a crise financeira de 2008, o que abriu espaço para outras fontes de financiamento.
Embora isso exponha a Amazon a riscos de crédito adicionais, a empresa possui dados quase em tempo real sobre os negócios dos vendedores e acesso aos comentários dos clientes, que são úteis na decisão de conceder crédito.
A empresa fez empréstimos para vendedores de Estados Unidos, Reino Unido e Japão, e disse que pode expandir o programa para outros países onde opera, como Canadá, França e China.
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