Intel diz que correção em chips não afeta velocidade de computadores

Crédito: DADO RUVIC/REUTERS Chip da Intel visto em feira
Chip da Intel visto em feira

DE SÃO PAULO

A Intel afirmou em nota divulgada nesta sexta (5) que as atualizações para a correção das vulnerabilidades "Meltdown" e "Specter", não afetam sensivelmente a velocidade dos processadores.

A empresa cita testes feitos por Apple, Google, Microsoft e Amazon, que não revelaram queda na capacidade de processamento dos servidores.

Segundo a Intel, possíveis quedas no desempenho serão mitigadas ao longo do tempo, ao passo que os servidores atualizam seus patches, pacotes de instalação com correções do sistema, e que usuários de computadores domésticos não devem sentir os efeitos.

Especialistas que descobriram as duas falhas em processadores da Intel, AMD e ARM alertaram que as correções tornariam os servidores até 30% mais lentos.

Na quarta-feira (3), um grupo de especialistas em segurança da computação revelou duas falhas que afetam quase todos os microprocessadores, os cérebros digitais dos computadores do planeta. As falhas, chamadas de Meltdown e Spectre, podem permitir que hackers roubem senhas, fotos, documentos e outros dados de smartphones, computadores pessoais e dos serviços de computação em nuvem de que muitas empresas dependem.

Uma dos problemas é específico da Intel, mas outros afetam laptops, computadores, smartphones, tablets e servidores de internet como um todo. A Intel e a ARM insistiram que a questão não é uma falha de design, mas demandará que seus usuários baixem uma correção e atualizem seus sistemas operacionais para consertá-la.

Pesquisadores do Projeto Zero, da Alphabet, empresa controladora do Google, descobriram duas falhas em conjunto com acadêmicos e pesquisadores do setor em diversos países.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.