Instagram reforça segurança do aplicativo

Usuários poderão avaliar a autenticidade das contas

Reutes

Mais de 1 bilhão de usuários do aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram poderão avaliar a autenticidade das contas, semanas depois que seu controlador, o Facebook, adotou medidas semelhantes em uma tentativa de eliminar contas falsas de sua plataforma.

O Instagram anunciou nesta terça-feira (28) que lançará o recurso "Sobre Esta Conta" que permitirá aos usuários verem os anúncios que um perfil está executando, o país onde a conta está localizada, mudanças de nome do usuário no último ano e outros detalhes.

 
Tela de celular com aplicativos populares, entre eles o Instagram
Instagram, aplicativo de fotos que pertence ao Facebook, conta com 1 bilhão de usuários - Arun Sankar/AFP

"Manter as pessoas mal-intencionadas fora de nossa plataforma é extremamente importante; isso significa tentar garantir que as pessoas que você segue e as contas com as quais você interage sejam aquelas que elas dizem ser, e parar os maus atores antes que causem danos", disse Mike Krieger, fundador e presidente-executivo.

O Instagram também disse que permitirá o uso de aplicativos de terceiros como o DUO Mobile e o Google Authenticator para autenticação de dois fatores para ajudar os usuários a fazer o login com segurança em suas contas.

A autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de segurança aos nomes de usuários e senhas, solicitando aos usuários informações que apenas eles têm acesso.

No início deste mês, o Facebook introduziu esse recurso para usuários que gerenciam páginas com um grande número de seguidores nos Estados Unidos, buscando dificultar a administração de uma página usando uma conta falsa ou comprometida.

Esses recursos estarão amplamente disponíveis nas próximas semanas, disse o aplicativo de compartilhamento de fotos em seu site.

A partir desta terça-feira, o Instagram permitirá que contas com um grande alcance solicitem verificação por meio de um recurso dentro do aplicativo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.