Apple libera novo sistema operacional; saiba como atualizar o iPhone

iOS 12 promete deixar os aparelhos antigos mais rápidos

Gabriel Francisco Ribeiro
São Paulo | UOL

A Apple liberou nesta segunda (17) a sua grande atualização anual do sistema operacional iOS para todos os usuários de iPhones e iPads.

O novo sistema operacional estava, desde o meio do ano, disponível apenas para usuários beta de aparelhos da Apple. A fase de testes foi finalmente encerrada nesta segunda, como anunciado pela empresa durante evento dos lançamentos dos novos iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR. 

A grande notícia é que mesmo quem não esteja interessado pelos novos aparelhos poderá ter a atualização em seu iPhone. De fato, até usuários do iPhone 5S, lançado em 2013, ganharão o novo sistema operacional  —o iOS 12 poderá ser baixado por todos os usuários que utilizam o iOS 11 atualmente.

Para baixar o novo sistema no iPhone, entre em "Ajustes", depois em "Geral" e "Atualização de Software". O sistema irá procurar pela atualização e por lá o usuário é guiado para concluir o processo. É possível ainda atualizar pelo iTunes, com o celular conectado ao computador. 

Atenção: é preciso tomar alguns cuidados antes de atualizar. Em primeiro lugar, é bom fazer backup do seu iPhone no iCloud ou no computador por meio do iTunes para ter todos os dados guardados caso ocorra um problema na atualização.

Além disso, recomenda-se fazer a atualização em uma conexão wi-fi e com o celular carregando, para que não tenha todos os dados móveis consumidos no processo e a para que seu celular não fique sem bateria no meio da atualização.

É comum erros aparecerem nos primeiros dias após a atualização e a Apple consertar com pequenos atualizações se quiser, você pode esperar o sistema ficar estável após os primeiros dias para baixar o novo sistema.  Neste ano, o iOS 12 não trará mudanças sensíveis como do ano passado, quando rolou um completo redesign do sistema com uma nova central de controle do iPhone. Você pode saber mais abaixo sobre o que irá ganhar no update.

Rapidez para iPhone antigo

Graças à atualização, seu iPhone ficará muito mais rápido, com um ganho de 40% a 70% em algumas funções do celular. Ou seja, se você tem um aparelho antigo, comemore! A Apple tem usado os updates para dar estabilidade e performance ao sistema, depois de uma série de bugs no revolucionário iOS 11.

Câmera turbinada

A atualização promete melhorar até as câmeras dos iPhones. O modo retrato, por exemplo, vai ficar mais natural, porque o software vai identificar as bordas entre a pessoa e o fundo com mais eficiência.

Notificações em ordem

Uma das novidades mais legais: finalmente a Apple resolveu arrumar a casa e organizar as notificações. Como já acontece no Android, você poderá configurar como quer receber os alertas (em grupos? silencionsamente? apagar em conjunto?). Tudo isso a partir da tela inicial, sem precisar entrar em ajustes.

Novos emojis e... memoji?

Novos emojis surgirão no seu teclado e com eles chega um pouco mais de diversidade. Estava esperando pelo ruivo, cabelo branco, careca, crespo? Vai ter! Também aparecem novos Animojis e o Memoji, um emoji feito a partir de você, semelhante ao que a Samsung lançou com o S9.

Apps bonitinhos e leves

Alguns apps da Apple, como os de livros, notícias, ações e o gravador, serão repaginados para ficarem mais leves e fáceis de usar. A galeria de fotos vai ter uma busca mais refinada e uma apresentação "para você", com combinação de fotos.  

FaceTime em grupo

O FaceTime, que permite chamadas em vídeo entre iPhones, agora suporta conversas em grupos (até 32 pessoas!). Mas há boatos de que a função vai atrasar e surgirá só na atualização 12.1 do iOS.

Menos irritação no iPhone X

O iPhone X é um ótimo celular, sim. Mas também tem suas chatices. Duas delas serão corrigidas: vai ficar mais fácil fechar apps e mais difícil tirar prints acidentais da tela. Só quem já usou um iPhone X sabe como isso irrita.

Menos vício e mais controle

Na onda de reverter o vício das pessoas em smartphones, a Apple traz funções que mostram quanto tempo você gasta por aplicativo e que limitam esse tempo - o iPhone bloqueia atividade após tempo estipulado.

Mudança no Não Perturbe

Também vai dar para fazer ajustes mais personalizados no modo "Não Perturbe". Por exemplo, terá um modo dedicado à madrugada, para que as notificações sequer apareçam na sua tela inicial mesmo que você desperte o aparelho.  Será possível ainda ativar o "não perturbe" por um espaço de tempo ou enquanto você estiver em um local.  

Atalhos da Siri

A Siri ficou mais inteligente (aprendeu respostas sobre famosos, esportes a motor, etc) e ganhou "atalhos" -- pequenos comandos que você pode pedir para a assistente fazer. É algo que o Android também estava à frente da Apple.

Medir objetos 

O app Measure promete ser útil. Com o celular, você poderá medir objetos reais usando realidade aumentada. Se você não precisar de medidas profissionais, funciona bem no dia-a-dia. Então pode dar tchau para aquela fita métrica.  

Realidade aumentada multiplayer

Curte jogar? Será possível ter várias pessoas ao mesmo tempo em games em realidade aumentada. Basta ter um espaço vazio em casa e alguns iPhones à disposição para que os usuários interajam. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.