Após tuíte de Musk, Justiça dos EUA pede informações à Tesla

Em agosto, o presidente da companhia ameaçou fechar o capital da companhia por meio de post em rede social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Tesla confirmou na terça-feira (18) que o Departamento da Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre a empresa depois que seu presidente-executivo, Elon Musk, tuitou de surpresa em agosto que havia garantido os fundos necessários para fechar o capital da montadora de carros elétricos.

A empresa informou que no mês passado recebeu uma solicitação voluntária de documentos do Departamento da Justiça, o que em geral constitui o primeiro passo em uma investigação federal desse tipo. A Tesla disse não ter recebido uma intimação, uma solicitação de depoimentos ou qualquer outro pedido formal de informações.

Elon Musk de camiseta preta e microfone na mão
Presidente da Tesla, Elon Musk; investidores estão insatisfeitos com a postura do executivo, que já levou a SEC a abrir um inquérito contra a companhia - Chris Carlson/AP

A empresa anunciou que está cooperando com a investigação. "Respeitamos o desejo do Departamento da Justiça de obter informações sobre isso e acreditamos que a questão deva ser resolvida rapidamente, quando eles estudarem a informação recebida", anunciou a empresa em comunicado.

Uma porta-voz do Departamento da Justiça se recusou a comentar. A Bloomberg News havia noticiado anteriormente que o departamento iniciou uma investigação criminal sobre a Tesla.
As ações da companhia registravam queda de 4,2% na metade do pregão.

Em 7 de agosto, Musk surpreendeu os investidores ao tuitar que estava considerando fechar o capital da Tesla, com uma oferta de US$ 420 (R$ 1.755) por ação, o que representava ágio de cerca de 20% sobre a cotação das ações da empresa naquele dia. Musk afirmou no tuite que tinha "garantido fundos" para a compra de ações, mas não ofereceu outros detalhes.

Dias mais tarde surgiu a informação de Musk estava em busca de investidores e capital para a transação proposta.

O anúncio de Musk também despertou a atenção da SEC (Securities and Exchange Commission, a CVM americana), agência federal que regulamenta os mercados de valores mobiliários dos Estados Unidos e está investigando a declaração de Musk quanto a ter obtido fundos. Todos os conselheiros da Tesla foram intimados a depor.

Alguns investidores abriram processos contra Musk e a empresa, afirmando que o presidente-executivo os iludiu e que haviam perdido dinheiro por isso. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.