GuiaBolso é selecionado para programa global de aceleração do Google

Launchpad Studio, do Google, tem duração de quatro meses nos Estados Unidos

Paula Soprana
São Paulo

A startup brasileira GuiaBolso foi uma das selecionadas para o programa de aceleração global do Google, o Launchpad Studio, informou a companhia nesta quarta-feira (5).

Essa nova rodada do programa tem duração de quatro meses nos Estados Unidos e foco em produtos da área de finanças. O objetivo é otimizar serviços que utilizam aprendizado de máquina e blockchain. Outras dez empresas, de vários países, também participarão da imersão.

Fundadores do GuiaBolso, Thiago Alvarez e Benjamin Gleason
Fundadores do GuiaBolso, Thiago Alvarez e Benjamin Gleason. Empresa foi uma das 12 selecionadas do Google - Divulgação

O programa foi inaugurado no ano passado. O primeiro grupo reuniu empresas com foco em dados médicos. 

O GuiaBolso é um aplicativo de controle de gastos que conta com 4,5 milhões de usuários. Foi fundado em junho de 2014 por Thiago Alvarez e Benjamin Gleason.

Disponível para os sistemas Android, iOS e para web, o usuário conecta sua conta de banco à plataforma e acompanha detalhes de transações bancárias, que são puxadas de forma automática pelo Guia Bolso. Não é permitido, no entanto, realizar qualquer tipo de transação.

O serviço permite o planejamento da vida financeira, com metas, descrição de gastos, gráficos e outras análises. Uma nova atualização dá dicas personalizadas sobre gastos e investimentos.

Segundo dados do Guia Bolso, após três meses de uso, uma média de 12% das pessoas que não economizavam passam a guardar dinheiro, e um em cada quatro usuários consegue sair da dívida.

Marcio Reis, executivo-chefe de Dados do GuiaBolso, diz que a participação no programa pode acelerar os benefícios do uso de aprendizado de máquina para melhorar a experiência do usuário.

“Em uma era em que os dados são facilmente obtidos, maximizar valor extraído disso é primordial para a diferenciação no mercado", disse em nota.

Desde o lançamento, a empresa já recebeu cinco rodadas de investimento, que totalizaram R$ 215 milhões.

​Entre os investidores estão o IFC (braço financeiro do Banco Mundial) e fundos como Kaszek, Vostok, Ribbit  QED Investors, Omidyar Network, entre outros. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.